quinta, 25 de abril de 2024
Recomendações

Com a Selic aos 7,75% ao ano, conheça 15 ações que pagam dividendos acima dos juros brasileiros

Conheça os papéis que têm boas perspectivas com a alta na Selic e saiba quais empresas pagam proventos acima do atual patamar dos juros brasileiros

28 outubro 2021 - 13h58Por Redação SpaceMoney

Na última quarta-feira (27), o Banco Central (BC), em mais uma reunião de seu Comitê de Política Monetária (Copom), elevou a taxa Selic em 1,5 p.p., de 6,25% para 7,75% ao ano - a sexta alta dos juros básicos brasileiros no ano.

Trata-se do maior patamar da taxa Selic desde 2017.

Segundo um relatório da XP produzido por Fernando Ferreira, estrategista-chefe e head do Research, e Jennie Li, estrategista de Ações, a subida de juros tem impactos relevantes na Bolsa brasileira de quatro maneiras:

1) aumenta o custo de dívida das empresas;

2) aumenta o custo de capital;

3) compete por fluxos de investimentos para renda fixa;

4) levam à uma contração na demanda.

Ferreira e Li ressaltam que momentos de crise como o atual exigem que tenhamos cautela – com controle de exposição a risco e diversificação –, mas que também possamos olhar para eles pelas oportunidades que nos trazem de fazer bons investimentos a preços mais atrativos.

Apesar da alta na taxa Selic, as ações conhecidas por distribuir bons e recorrentes dividendos ainda superam a taxa básica de juros.

Nesse sentido, os rendimentos de dividendos acima da taxa de juros para algumas empresas são vistos como uma boa oportunidade pois os investidores possuem uma “garantia” de retorno, além de seus possíveis ganhos com a performance da ação.

Ou seja, além da possibilidade de ganho de capital, o investidor conta também com uma rentabilidade adicional na forma de proventos.

Dessa forma, a XP listou 15 ações sob cobertura que podem pagar um dividend yield (rendimento dos dividendos) acima de 7,75% ao ano. 

Veja:

Fontes: Bloomberg e XP Investimentos.
 

*Preço-alvo projetado para 2022, enquanto o restante são projeções para final de 2021. 
Fechamento de 27/10/2021.