sábado, 20 de abril de 2024
Investingcom

CHARGE - Sobe chance de Brexit sem acordo: Boris Johnson favorito no lugar de May

30 maio 2019 - 14h19Por Investing.com

Investing.com - Boris Johnson, ex-ministro das Relações Exteriores do Reino Unido e um dos principais apoiadores do Brexit durante a votação de 2016, é a principal escolha entre os membros do Partido Conservador britânico para substituir Theresa May como primeiro ministro, de acordo com uma pesquisa recente.

Johnson é a primeira escolha entre 39% dos membros do partido, de acordo com a pesquisa feita pelo YouGov para o jornal The Times, bem à frente dos outros 10 candidatos declarados na disputa para substituir May, que anunciou na semana passada que deixaria seu posto em 7 de junho.

As bolsas de apostas também têm Johnson, conhecido como "Bojo", como favorito para suceder May como líder do Partido Conservador e primeiro-ministro.

A renúncia de May aprofunda a crise do Brexit, pois o novo primeiro-ministro, que deve estar no posto até o final de julho, provavelmente quer uma separação mais decisiva da União Europeia, aumentando os temores de um Brexit sem acordo.

Fazendo seu discurso em uma conferência econômica na Suíça na semana passada, Johnson apelou aos membros do Partido Conservador, apoiando o Brexit, dizendo: "Vamos deixar a UE em 31 de outubro, com ou sem acordo".

A libra britânica estava flutuando acima de uma baixa de cinco meses na quinta-feira, com os temores sobre o Brexit voltando a assombrar a moeda depois de um mês de relativa calma.

A libra estava em US$ 1,2636, não muito longe de seu nível mais baixo desde janeiro.

Contra o euro, ficou em 1,1347, não muito longe de um mínimo de 1,1297 na semana passada.

Para ver mais dos quadrinhos semanais da Investing.com, visite:

http://br.investing.com/analysis/comics

- Reuters contribuiu para esta matéria