quinta, 28 de março de 2024
Ant Group

Charge: IPO recorde de Ant Group, de Jack Ma, vê a ascensão de um novo gigante

29 outubro 2020 - 17h42Por Investing.com

Por Geoffrey Smith, da Investing.com - Ant Group (HK:6688) (SS:688688), o império de serviços financeiros construído pelo fundador do Alibaba (NYSE:BABA); (SA:BABA34), Jack Ma, registrou a maior oferta pública inicial de todos os tempos, levantando mais de US$ 34 bilhões na venda de novas ações nas bolsas de valores de Hong Kong e Xangai.

O negócio é um marco em muitos aspectos. Ele reflete como o centro de gravidade financeiro e econômico do mundo está mudando para o leste; como o valor na economia mundial está migrando para a tecnologia e para longe de fontes antigas de riqueza baseada em commodities (o detentor anterior do IPO recorde era a companhia petrolífera nacional da Arábia Saudita, Aramco (SE:2222)); como a China desenvolveu um sistema financeiro para rivalizar com sua economia em escala e modernidade (o Ant cresceu a partir do sistema de pagamentos que alimentava o mercado online de seu antigo controlador, o Alibaba); e como as empresas de serviços financeiros digitais modernas estão devorando seus concorrentes nos setores bancário e de gestão de ativos.

Mas, não menos importante, também representa a distância crescente entre os sistemas financeiros e esferas econômicas de influência dos EUA e da China. O Alibaba tornou-se famoso em Nova York, numa época em que a profundidade e a previsibilidade jurídica do mercado de capitais dos EUA o tornavam indispensável para qualquer um que tentasse vender um negócio de sucesso, e quando os EUA e a China ainda acreditavam que tinham mais a ganhar trabalhando juntos do que uns contra os outros.

Seis anos depois, a riqueza institucional e das famílias chinesas se expandiram a um grau que faz de Nova York um luxo, e as relações entre os EUA e a China se deterioraram a ponto de se tornar uma desvantagem. O Ant Group listado em Nova York teria sido um grande e gordo alvo para sanções na próxima vez que Washington quisesse aplicar pressão econômica ou financeira em Pequim. Os últimos vestígios dessa cooperação EUA-China que tornou possível o IPO do Alibaba são as presenças de Citigroup, JPMorgan e Morgan Stanley (NYSE:MS).

Isso pode não incomodar muito Ma agora. Ele se tornou o único homem na história recente cujas empresas detiveram o recorde de maior IPO de todos os tempos – não uma, mas duas vezes. Outros, no entanto, podem lamentar os dias em que os EUA e a China ainda sentiam que precisavam um do outro.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje