quinta, 25 de abril de 2024
bolsonaro

Bolsonaro realiza reunião com governadores; pacote de ajuda é pauta

21 maio 2020 - 11h56Por Investing.com
Investing.com - O presidente Jair Bolsonaro realiza neste momento reunião em videoconferência com governadores. Estão na pauta medidas para o combate à pandemia do novo coronavírus e o pacote de ajuda a Estados e municípios. Assista a reunião ao vivo no vídeo abaixo.

Divergência ao combate à pandemia

O presidente e os governadores divergem sobre medidas para combater o avanço da pandemia no Brasil. Enquanto governadores defendem e implementaram, respaldados pelo STF, medidas de isolamento social para segurar o número de infectados e de mortes por Covid-19, Bolsonaro defende que apenas pessoas do grupo de risco - idosos e pessoas portadores de diabetes e hipertensão - fiquem em quarentena. Na visão do presidente, isolamento social amplo prejudica a economia, enquanto os governadores defendem a medida para evitar saturação do sistema público de saúde e o alastramento da doença para cidades menores.

Pacote de ajuda a Estados e municípios

A crise econômica desencadeada pelo surto de coronavírus vai reduzir a arrecadação aos já fragilizados orçamentos públicos estaduais. O principal assunto da reunião é o pacote de ajuda a Estados e municípios aprovado pelo Congresso. O Palácio do Planalto pretende discutir vetos com os governadores em relação ao que foi aprovado por parlamentares, solicitado pelo Ministério da Economia. O maior ponto de atrito em relação ao pacote é o reajuste a servidores, que o Palácio do Planalto defende um congelamento salarial dos servidores até fim de 2021 como uma das contrapartidas para sancionar o pacote.