quinta, 25 de abril de 2024
Ações

Bolsonaro pede ao TSE depoimento de empresário que bancou material de campanha

Em tese, se aceito, pedido pode atrasar ainda mais o andamento de ações contra Bolsonaro e Mourão e até mesmo inviabilizar a permanência do relator das ações

15 outubro 2021 - 16h32Por Reuters

Por Ricardo Brito, da Reuters - A defesa do presidente Jair Bolsonaro pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a tomada do depoimento do empresário bolsonarista Otávio Fakhoury, que admitiu em depoimento no mês passado à CPI da Covid do Senado ter custeado material de campanha para o então candidato ao Palácio do Planalto em 2018, informaram nesta sexta-feira duas fontes com conhecimento do assunto à Reuters.

À CPI, Fakhoury disse que os valores foram para um grupo de apoiadores de Bolsonaro, sem ser direcionada para alguma campanha política e, por essa razão, não foram declarados à Justiça Eleitoral.

Contudo, desde 2015, quando o STF (Supremo Tribunal Federal) declarou inconstitucional as doações de empresas para campanhas eleitorais, as doações de pessoas físicas para campanhas precisam ser registradas à Justiça Eleitoral sob pena de serem consideradas caixa 2, um crime.

Fakhoury e também a jornalista Patrícia Campos Mello foram listados pela defesa de Bolsonaro para depor no TSE em ações que apuram se apuram se empresários bancaram disparos de mensagens em massa no WhatsApp para favorecer a chapa presidencial em 2018.

Em tese, se aceitos, esses pedidos podem atrasar ainda mais o andamento de ações contra Bolsonaro e Mourão e até mesmo inviabilizar a permanência do relator das ações, o ministro Luís Felipe Salomão, à frente dos casos. Ele deixa o posto dia 29 de outubro e será substituído pelo ministro Mauro Campbell.