sexta, 29 de março de 2024
Boletim Focus

Boletim Focus: entenda essa ferramenta dos pés à cabeça

27 julho 2019 - 08h10Por Redação SpaceMoney
Você já ouviu ouviu falar no Boletim Focus? Ele é um resumo com estatísticas e dados que podem ajudar você a escolher os seus investimentos. Parece interessante, não acha? Acontece que compreender esse material pode não ser tão fácil assim. Mas não se preocupe, porque abaixo você vai entender essa ferramenta dos pés à cabeça.

O que é o Boletim Focus?

O Boletim Focus consiste em um relatório semanal, divulgado às segundas-feiras pelo Banco Central do Brasil (Bacen), que reúne projeções calculadas a partir das expectativas de bancos, gestoras de recursos, consultoras e empresas do setor produtivo. É possível encontrar a evolução gráfica e o comportamento semanal das previsões para índices de preços, câmbio, taxa Selic, balança comercial e outros indicadores. As previsões são do mercado, não do Banco Central.

Quem pode utilizá-lo?

Como o Boletim Focus é liberado online, qualquer pessoa pode ter acesso a ele. O público que tem familiaridade com o mercado financeiro e outros temas econômicos possui mais facilidade para entender o que é divulgado no documento, mas não há restrições.

Para que usá-lo?

Uma vez que apresenta o que os agentes de mercado estão projetando, o boletim se torna uma ferramenta importante para decisões financeiras, em geral, e de gestão de investimentos. O agente autônomo da Ipê Investimentos Sérgio Brito acredita que o Boletim ajuda investidores que buscam a melhor opção para médio e longo prazo; e também serve como referência para quem deseja diversificar sua carteira de investimentos. “As expectativas e metas de juros, taxas e outros indicadores apresentados no Boletim Focus podem ajudar o investidor a tomar decisões importantes. Por exemplo, se no relatório você observa que a Selic vai diminuir, pode retirar um pouco do seu dinheiro de investimentos da renda fixa e aplicar em ações para ter mais rentabilidade”, explicou.

Como lê-lo?

O Focus mostra os valores esperados para determinados marcadores, como IPCA, Selic, IGP-M, câmbio, PIB e outros. Esses dados são apresentados em tabelas e gráficos, o que torna mais fácil a compreensão. Logo na primeira página, você encontrará uma tabela anual intitulada “Mediana – Agregado”. Isso significa que os números na tabela são a média de todos os agentes consultados pelo Bacen que fazem esse tipo de projeção. Essa primeira tabela possui quatro sessões, com quatro colunas cada. As sessões mostram a expectativa para ano vigente (2019) e para os próximos três anos (2020, 2021 e 2022). As três primeiras colunas da tabela mostram, respectivamente, a expectativa do comportamento dos marcadores no dia da divulgação, na semana anterior e no último mês (quatro semanas antes). Na quarta coluna há uma marca que revela se os valores analisados cresceram, diminuíram ou mantiveram-se constantes. Também há um número, entre parênteses, que expressa a quantas semanas o comportamento esperado vêm ocorrendo. Nas outras páginas do relatório, há uma tabela que mostra expectativas de variações mensais (“Mediana – Agregado”) e suas colunas possuem a mesma metodologia. O restante das tabelas são as “Medianas Top 5” de curto, médio e longo prazo. Esse “Top 5” significa que as projeções foram feitas pelas cinco instituições que mais acertaram as previsões dos índices nos últimos tempos, mas, essa relação pode mudar a cada mês. Então, agora você já pode fazer o download do Boletim Focus e escolher os melhores investimentos para a sua carteira!