quinta, 28 de março de 2024
B3 feriado

B3 busca manter pregões no feriadão antecipado em SP; veja balanços no período

19 maio 2020 - 10h47Por Investing.com
Por Gabriel Codas e Leandro Manzoni Investing.com - A B3 informou em nota que está dialogando com as autoridades diretamente ou por meio de entidades do mercado de capitais a manutenção dos pregões durante o super feriado de 6 dias na cidade de São Paulo, após aprovação pela Câmara de Vereadores do município, na noite de segunda-feira, a antecipação de feriados de Corpus Christi e Consciência Negra para esta quarta e quinta-feira. Além disso, entidades financeiras enviaram uma carta ao governador de São Paulo João Doria para não haja antecipação de feriados. Na esfera estadual, o governador João Dória e a Assembleia Legislativa buscam antecipar o feriado de 9 de julho para próxima segunda-feira (25). O Legislativo tem aprovado sem obstáculos as propostas na pandemia. Assim, a cidade de São Paulo teria um super feriado de 6 dias, em tese sem pregões nestes dias. A antecipação dos feriados é uma  medida para aumentar o índice de isolamento social para combater o avanço da pandemia de Covid-19 na cidade. Em nota, a B3 diz que dialoga com autoridades para "minimizar os eventuais impactos negativos da legislação nos mercados financeiro e de capitais", ou seja, buscar a manutenção do funcionamento do pregão nestes dias. De acordo com a bolsa, é possível garantir a realização dos pregões com a manutenção do trabalho remoto adotado desde o início da pandemia - que atinge 95% dos funcionários - e das medidas de contingência operacional adotadas há 60 dias. Além disso, a B3 não determinou alteração das liquidações previstas para esta quarta-feira dos negócios realizados ontem.

Balanço

Nestes dias estão agendadas as divulgações dos balanços de algumas companhias abertas, como Unidas (SA:LCAM3)(quarta-feira após o fechamento dos mercados); Lojas Renner (SA:LREN3), Cogna (SA:COGN3) e Valid (SA:VLID3) (quinta-feira, também após o pregão) e, na segunda-feira, do Magazine Luiza (SA:MGLU3), também depois do fechamento.

Alegações para o super feriado

A decisão foi tomada devido aos fatos de os índices de isolamento social costumam sem maiores em feriados e finais de semana, e seguem abaixo de 50% em dias úteis. No último sábado, a capital teve uma taxa de 52% e o estado, de 50%. No domingo, a capital atingiu 56% e o estado, 54% O anúncio foi feito após o fracasso do megarrodízio na capital, uma vez que o índice de isolamento não subiu, ficando abaixo de 50% nos dias úteis. "Apesar de todo esse esforço, chegamos no dia de ontem a uma ocupação de 76% de enfermaria e 91% dos leitos de UTI", disse o prefeito de São Paulo, Bruno Covas.