Menu
Busca domingo, 17 de outubro de 2021
Blue3 - Cotações
Blue3 - Cotações Mobile
Auxílio contrato suspenso

Auxílio para quem teve contrato suspenso terá mais parcelas. Saiba como garantir seu direito

08 julho 2020 - 16h34Por Redação SpaceMoney

No começo desta semana, a Medida Provisória 936/2020, que dispõe sobre a redução de jornada e suspensão de contratos de trabalho durante a pandemia, foi transformada em lei. Isso significa que, previstas inicialmente por até três meses, as suspensões podem ser prorrogadas. 

Com isso, o Benefício Emergencial (BEm), pago pelo governo aos trabalhadores afetados, também será pago por até dois meses em caso de suspensão, com parcelas de até R$ 1.813,03.

Confira esta SpaceDica para saber tudo o que você precisa sobre a prorrogação. 

Quem pode permanecer recebendo o BEm?

As novas regras incluídas na lei valem para quem teve o contrato suspenso ou reduzido após a sanção. Para os trabalhadores que tiveram mudanças no regime antes disso, as regras continuam as mesmas e o BEm terá maisduas parcelas. Ou seja, recebem o auxílio quem teve a jornada suspensa por até dois meses ou reduzida em até 70% por até três meses. Quem trabalha em regime intermitente também pode requerer o benefício.

Como organizar melhor sua vida financeira? Fale com um especialista SpaceMoney

Como continuar recebendo o BEm?

A prorrogação será automática, segundo o ministério da Economia. O valor depende do acordo com o seu empregador: em caso de suspensão, o trabalhador tem direito ao seguro-desemprego integral. Para as reduções de jornada, é destinado um percentual do seguro-desemprego, pago pelo governo, mais até 30% do valor do salário, sob responsabilidade da empresa. 

Para o recebimento do BEm, a empresa notifica o ministério da Economia, que encaminha os pedidos de pagamento para a CAIXA ou Banco do Brasil. Caso o trabalhador tenha impedimento de crédito em sua conta ou haja erro nos dados bancários informados, é aberta uma automaticamente pela caixa. Uma vez recebido o valor, é possível movimentar o dinheiro via aplicativo. 

Quando vou receber meu benefício?

A primeira parcela é paga 30 dias após a formalização do acordo com a empresa. Depois disso, as outras parcelas são depositadas a cada 30 dias.

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Baixe nosso app: