sexta, 29 de março de 2024

Atriz Ruth de Souza é homenageada da 9ª Semana de Cinema, no Rio

12 maio 2019 - 16h07Por Agência Brasil

Com uma homenagem à atriz Ruth de Souza, de 97 anos, a 9ª SECINE - Semana de Cinema será aberta amanhã (13), um dia depois da data de nascimento da atriz, considerada a primeira-dama negra do teatro, do cinema e da televisão brasileira. Ruth de Souza foi a primeira atriz do Brasil indicada ao prêmio de melhor atriz em um festival internacional de cinema, com o filme Sinhá Moça, que concorreu no Festival de Veneza, em 1954.

O evento é gratuito e será realizado até o dia 15 deste mês na unidade Estácio João Uchôa, situado na Rua do Bispo, 83, bairro do Rio Comprido, zona norte do Rio de Janeiro. A SECINE é produzida pelo Núcleo de Cinema da Estácio (NUCINE), que convidou para conversar com o público cineastas famosos no Brasil e no mundo, como Cacá Diegues, o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), e Mario Abbade; e artistas, entre os quais Eriberto Leão e Izak Dahora.

Rute de Souza, Atriz
Rute de Souza, Atriz, por Reprodução TV Brasil

Está prevista também a participação do presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Christian de Castro, e do superintendente de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Vinícius Azevedo.

Sessões de cinema

Na abertura do evento amanhã (13), às 8h30, será prestada homenagem em vídeo a Ruth de Souza, seguida da exibição do filme “Neville D´Almeida – cronista da beleza e do caos”. No dia 14, o público terá a oportunidade de assistir a obra “O Grande Circo Místico", de Cacá Diegues, que foi indicado ao Oscar deste ano representando o Brasil.

A SECINE terá também debates e palestras. No dia 15, Izak Dahora comandará uma oficina de direção de atores. Haverá ainda 'workshop' de continuidade, com Frida Renfro.

Segundo a coordenadora e curadora da SECINE, Cátia Castilho, a 9ª SECINE objetiva apresentar aos professores e alunos da universidade Estácio grandes profissionais do cinema e da televisão. "O intercâmbio entre pessoas do mercado da economia criativa e os estudantes é sempre bem produtivo”, disse Cátia.