quinta, 25 de abril de 2024
Tecnisa Gafisa

Assembleia da Tecnisa define nesta quinta-feira a possível combinação com a Gafisa

10 setembro 2020 - 10h45Por Investing.com

Por Gabriel Codas - Investing.com - Acontece nesta quinta-feira a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) de acionistas da Tecnisa (SA:TCSA3) que vai analisar a proposta de fusão com a Gafisa (SA:GFSA3). O encontro, que depende da participação de dois terços dos acionistas, deve ter uma disputa bastante acirrada entre as partes. De acordo com a edição de hoje do jornal Valor Econômico, está bastante apertado as posições entre aqueles que se comprometeram a votar com o fundador da Tecnisa, Meyer Nigri, contra a fusão com a concorrente, e os que apoiam as propostas feitas pela Gafisa para associação das duas companhias.

Procurada pelo jornal, a Tecnisa não se posicionou. Já a Gafisa destacou que tem sido procurada por acionistas favoráveis à combinação dos negócios, mas preferiu não estimar o percentual de votos que espera ter.

No mês passado, a Tecnisa informou que recebeu uma proposta não solicitada da Gafisa de combinação de negócios das duas. A Gafisa tem uma participação de 5,23% na Tecnisa por meio do fundo Bergamo.

A AGE terá na pauta a votação da possibilidade, proposta pela Gafisa, de elevar para 30% o limite que obriga um detentor de papéis da companhia a realizar oferta pela totalidade das ações. A gestão da Tecnisa se opõe à mudança proposta.

Caso essa questão seja aceita, a Gafisa poderá, via compra de ações no mercado, até superar a fatia de cerca de 26% detida pela família Nigri (controladora da companhia), se tornando a maior detentora de papéis, sem esbarrar no limite que aciona o mecanismo de dispersão acionária.

Também será votada a autorização para que seja feito aumento de capital no valor de até R$ 500 milhões. Se a capitalização for aprovada, o controlador da Tecnisa corre o risco de ser diluído em caso de não aderir à operação.