quinta, 18 de abril de 2024
Aposentado

Aposentado e trabalha? Isto é o que você precisa saber

09 julho 2020 - 17h00Por Redação SpaceMoney

Com a maior expectativa de vida, é cada vez mais provável que você se aposente e continue trabalhando. Seja por necessidade ou por opção para manter-se na ativa, ter um emprego já aposentado traz novos direitos e deveres como trabalhador. 

Para saber mais sobre isso, confira essa SpaceDica.

1. Contribuição ao INSS

Mesmo aposentado, o trabalhador deve continuar contribuindo para o Instituto Nacional do Seguro Social. O valor é descontado direto da folha de pagamento e o recolhimento é feito pelo empregador. 

A obrigação é baseada no princípio de solidariedade, ainda que o aposentado não possa ter uma segunda aposentadoria. Em decisões judiciais sobre o tema, também foi lembrado que a contribuição ao INSS também serve a outros tipos de auxílio e assistência social. 

Quer saber qual é o melhor investimento para sua aposentadoria? Fale com um especialista SpaceMoney

2. FGTS

Antes da reforma da previdência, aprovada no ano passado, o trabalhador já aposentado poderia sacar quando quisesse o seu FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. 

Agora, o patrão ainda deve depositar 8% do salário no FGTS do trabalhador aposentado (como ocorre para outros empregados). Mas, se for demitido, não vai receber a multa de 40% no fundo, como acontecia antes da reforma. 

3. Reabilitação profissional

O aposentado que têm limitações de saúde e, por isso, não pode, temporariamente, trabalhar, pode pedir ajuda ao INSS. Próteses, auxílio transporte, auxílio alimentação e cursos de capacitação são alguns dos benefícios que podem ser solicitados. 

4. Salário-família

Os trabalhadores aposentados podem requerer esse benefício diretamente para o patrão. Quem tem baixa renda e filhos de menos de 14 anos têm direito ao salário família. Pais de inválidos de qualquer idade também podem pedir.