sexta, 29 de março de 2024
Ibovespa futuro

Após abrir em alta, Ibovespa futuro tem leve baixa com exterior incerto

10 agosto 2020 - 09h38Por Investing.com

Por Gabriel Codas - Investing.com - Depois de iniciar a semana no azul, o índice futuro do Ibovespa opera com queda de 0,17% aos 102.620 pontos às 09h25, com o dólar caindo 0,39% a R$ 5,4173.

Apesar de operar boa parte do tempo no campo positivo, os futuros de NY têm ganhos limitados. Os investidores reagem à decisão do presidente americano Donald Trump de estender alguns programas de socorro pós-coronavírus, embora há incerteza sobre a legalidade do ato.

Mais cedo, o governo chinês anunciou que irá sancionar 11 autoridades americanas, incluindo os senadores republicanos Ted Cruz e Marco Rubio, em retaliação sobre as medidas de Trump contra Hong Kong, adicionando mais um capítulo na tensão entre as duas maiores economias do mundo.

No Brasil, os investidores seguem monitorando a tramitação das propostas de reforma tributária no Congresso, além de se preocupar com o risco fiscal com a escalada da dívida pública.

- Cenário Interno

IGP-M

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) passou a subir 1,46% na primeira prévia de agosto depois de avançar 1,18% no mesmo período do mês anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de aluguel de imóveis.

Covid-19

O Brasil registrou neste domingo 572 novas mortes em decorrência do coronavírus, atingindo uma contagem total de 101.049 óbitos, de acordo com informações do Ministério da Saúde.

Foram registrados mais 23.010 casos da doença, o que eleva o total de infecções a 3.035.422. O Brasil é o segundo país no mundo mais afetado pela pandemia, atrás apenas dos Estados Unidos.

Domingos e segundas-feiras costumam registrar números menores que outros dias devido ao represamento de registros nos fins de semana.

No sábado, o Brasil atingiu a marca de mais de 100 mil mortes pela Covid-19 e mais de 3 milhões de casos confirmados.

Toffoli

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli foi internado neste domingo com uma pneumonite alérgica, mas passa bem e não deve ficar de licença médica, informou a assessoria de imprensa do STF.

Segundo a assessoria, o ministro testou negativo para Covid-19.

“Embora internado, passa bem e, a princípio, não ficará de licença médica e continuará despachando”, acrescentou.

- Cenário Externo

China

A deflação dos preços ao produtor na China diminuiu em julho em meio à alta dos preços globais do petróleo e conforme a atividade industrial avança para os níveis pré-coronavírus, ampliando os sinais de recuperação na segunda maior economia do mundo.

O índice de preços ao produtor caiu 2,4% em julho sobre o ano anterior, informou a Agência Nacional de Estatísticas nesta segunda-feira, contra queda de 2,5% esperada em pesquisa da Reuters e recuo de 3,0% em junho.

Analistas dizem que a produção industrial da China está retornando aos níveis vistos antes de a pandemia paralisar a economia, com a demanda, os estímulos do governo e exportações surpreendentemente resilientes impulsionando a recuperação.

Os preços futuros do minério de ferro em Dalian saltaram mais de 50% até agora neste ano enquanto os preços de barras de aço usadas em construção subiram 12%.

EUA

A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, afirmaram no domingo que estão abertos a retomar as negociações sobre um pacote de auxílio ao coronavírus, depois de semanas de negociações terem falhado e levado o presidente Donald Trump a assinar decretos.

Discussões sobre um quinto projeto de lei para lidar com o impacto da pandemia falharam na sexta-feira, uma semana depois do vencimento de assistência extra ao desempregado e de proteções contra despejo, expondo as pessoas a uma onda de problemas econômicos conforme as infecções continuam a aumentar em todo o país.

No sábado Trump buscou assumir as rédeas ao assinar decretos e memorandos sobre auxílio-desemprego, despejo, empréstimos estudantis e impostos sobre folha de pagamento.

BOLSAS INTERNACIONAIS

Em TÓQUIO, o índice Nikkei permaneceu fechado. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,63%, a 24.377 pontos. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,75%, a 3.379 pontos. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,36%, a 4.724 pontos.

Os principais mercados da Europa operam com leve valorização nesta segunda-feira. Em Frankfurt, o DAX soma 0,16% aos 12.697 pontos, com o FTSE, de Londres, avançando 0,46% aos 6.059 pontos. Já em Paris, o CAC sobe 0,45% aos 4.911 pontos.

COMMODITIES

A sessão desta segunda-feira foi marcada por queda nos preços dos contratos futuros do minério de ferro, que são negociados na bolsa de mercadorias da cidade de Dalian, na China. O ativo com o maior volume de operações, com data de vencimento para o mês de setembro deste ano, cedeu 0,61% para 894,00 iuanes por tonelada, o que representa um recuo de 5,50 iuanes em relação aos 899,50 iuanes de liquidação da véspera.

No mesmo sentido, a jornada teve como principal característica a queda das cotações futuras dos papéis do vergalhão de aço, que são transacionados na bolsa de mercadorias da também chinesa cidade de Xangai. O contrato com mais liquidez, com data de entrega para o mês de outubro do presente calendário, perdeu 22 iuanes para um total de 3.822 para cada tonelada produto. Já o de janeiro de 2021, segundo em volume, teve ganhos de 1 iuan para 3.727 iuanes por tonelada.

 Em Nova York, o S&P 500 Futuros era negociado em alta de 2 pontos, ou 0,1%, o contrato Dow Futuros subia 94 pontos, ou 0,3%, enquanto o Nasdaq 100 Futuros subia 9 pontos, ou 0,1%, após um período de ganhos históricos.

MERCADO CORPORATIVO

- Braskem (SA:BRKM5)

A Odebrecht iniciou atos preparatórios para estruturar um processo de alienação privada de até a totalidade de sua participação na Braskem, empresa da qual é controladora, informou a Braskem em um comunicado.

“A Braskem S.A. ... vem comunicar aos seus acionistas e ao mercado em geral que recebeu, nesta data, correspondência enviada por sua acionista controladora, Odebrecht S.A (“ODB”), informando que, em cumprimento a compromissos assumidos com credores concursais e extraconcursais, a ODB deu início aos atos preparatórios para estruturar um processo de alienação privada de até a totalidade da participação de sua titularidade na Companhia”, disse a Braskem em comunicado enviado na noite de sexta-feira,

Segundo o comunicado, a Odebrecht adotará “as providências necessárias para organizar um processo dessa natureza, com o apoio de assessores legais e financeiros”.

- Caixa

O presidente Jair Bolsonaro editou nesta sexta-feira a Medida Provisória 995, que permite à Caixa Econômica Federal constituir novas subsidiárias, inclusive pela incorporação de ações de outras sociedades empresariais, conforme edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

A medida provisória também permite que a Caixa adquira o “controle societário ou participação societária minoritária em sociedades empresariais privadas”.

A autorização dada a Caixa pela MP tem por finalidade, segundo o texto da norma, “executar atividades compreendidas nos objetos sociais das subsidiárias” do banco estatal, ou complementares a estes.

A MP prevê que essas políticas do banco e “devem estar alinhadas ao plano de negócios” de que trata a Lei das Estatais, “ou associadas a ações de desinvestimentos de ativos da Caixa Econômica Federal e de suas subsidiárias”.

- Banco do Brasil (SA:BBAS3)

O Banco do Brasil anunciou nesta sexta-feira o falecimento de seu vice-presidente de Negócios de Atacado, Walter Malieni.

“Com grande tristeza, o Banco do Brasil comunica o falecimento do vice-presidente de Negócios de Atacado, Walter Malieni Junior, ocorrido nesta data, em São Paulo”, afirmou o banco em nota, sem mencionar detalhes.

Malieni entrou no BB com 15 como aprendiz e teve uma carreira de 35 anos na instituição, tendo sido vice-presidente em algumas áreas e presidente da empresa de planos de previdência privada aberta Brasilprev.

- Petrobras (SA:PETR4)

A Petrobras informou nesta sexta-feira que avançou no processo de venda de sua participação de 35% no campo de Manati, na Bahia, e do chamado Polo Ceará, ambos em águas rasas.

Para os ativos na Bahia, potenciais compradores classificados em fase anterior receberão carta-convite com instruções para due diligence e envio de ofertas vinculantes, enquanto os campos no Ceará ainda estão na chamada etapa não-vinculante das negociações.

No campo de Manati, na bacia de Camamu, a Petrobras é operadora e tem como sócias a Enauta (com 45%), a Geopark Brasil E&P (10%) e a Brasoil Manati (10%).

Já o polo no Ceará pertence 100% à estatal e compreende os campos de Atum, Curimã, Espada e Xaréu.

- Vale (SA:VALE3)

O secretário especial de Desestatização do Ministério da Economia, Salim Mattar, afirmou nesta sexta-feira que o governo federal reduzirá em 100% a sua participação na mineradora Vale, frisando não ser objetivo do poder público ser acionista de companhias.

“O governo tinha ainda participação na Vale e está reduzindo a participação até vender 100%”, afirmou Mattar em participação no Programa “Os Pingos nos Is”, da Jovem Pan. “Este governo vai reduzir, substancialmente, o seu portfólio de empresas e seu hedge fund”, afirmou

No início desta semana, O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) levantou 8,1 bilhões de reais com a venda de um bloco de ações da mineradora Vale, a 60,26 reais cada, de acordo com informações do presidente da instituição, Gustavo Montezano.

- JBS (SA:JBSS3)

A processadora de alimentos JBS está contratando 5.200 trabalhadores adicionais no Brasil, buscando aumentar a produção em uma base importante de exportação, enquanto reage à ameaça da Covid-19, que interrompeu algumas de suas fábricas.

A maior parte das novas posições será “para modernizar as linhas e auxiliar na produção”, disse a empresa nesta sexta-feira. Um parte menor das contratações é em resposta à pandemia, que forçou a JBS e rivais a afastar pessoas de alto risco, como mulheres grávidas, para protegê-los durante a crise de saúde.

A JBS informou que os empregos são para abate e desossa de carne bovina, de frango e suína em 16 Estados. Outras posições também foram abertas em centros de distribuição, lojas, unidades de aves e de ração.

- Vivo, TIM (SA:TIMP3) e Oi (SA:OIBR3)

A Oi aceitou nesta sexta-feira em conceder status preferencial a uma proposta de aquisição conjunta da TIM Participações, Telefônica Brasil e Claro, da America Movil, para os ativos móveis da Oi, disseram duas fontes familiarizadas com o assunto .

O acordo daria às empresas, principais operadoras de telefonia celular do país, o direito exclusivo de igualar qualquer outra oferta mais alta que outras partes possam fazer posteriormente.

Em julho, as três operadoras apresentaram uma oferta conjunta de 16,5 bilhões de reais pelos ativos.

- CCR (SA:CCRO3)

A CCR informou nesta sexta-feira que o tráfego em rodovias, estradas e serviços de mobilidade urbana sob sua concessão a queda semanal teve a menor queda semanal desde o início da pandemia, na sequência do gradual relaxamento das medidas de isolamento social no país.

Segundo a concessionária, o tráfego nas rodovias que administra, que incluem o sistema Anhanguera-Bandeirantes (SP) e a Via Dutra (SP-RJ), na semana de 31 de julho a 6 de agosto foi 6,3% menor do que em igual período de 2019. No pior momento, em abril, o recuo semanal tinha sido de 37%. No acumulado do ano, porém, a queda até 6 de agosto é 11,5% mais baixa.

Nas concessões de mobilidade urbana da CCR, o tráfego de pessoas na última semana foi 58,1% menor do que um ano antes. No pior momento, também em abril, o movimento chegou a cair 79%. No ano até 6 de agosto, o declínio é de 43,1%

No setor de aeroportos, após ter chegado a recuar 98% em meados de abril, o movimento de passageiros foi 86,6% menor na última semana. No ano, a queda é de 57,5%.

- Gás

A aprovação do novo marco legal para o gás natural, proposta que tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados, pode destravar 40 bilhões de reais em investimentos, disse nesta sexta-feira o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

O projeto de lei com as mudanças regulatórias para a indústria de gás teve a urgência aprovada na Câmara na semana passada e há expectativa de que seja votado ainda em agosto, segundo o ministro, que disse ter recebido essa sinalização do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

- Copel (SA:CPLE6)

A estatal paranaense Copel informou que sua subsidiária de geração e transmissão de energia reduzirá em 234,5 milhões de reais os investimentos originalmente previstos para 2020, em meio a impactos da pandemia de coronavírus.

O conselho da companhia aprovou o corte no orçamento da Copel G&T em reunião nesta sexta-feira, disse a elétrica em comunicado ao mercado.

Com isso, os aportes da Copel G&T estão agora estimados em 630,7 milhões de reais em 2020, de 865,2 milhões anteriormente, disse a empresa.

- M. Dias Branco (SA:MDIA3)

A companhia de alimentos M. Dias Branco registrou avanço de 51,5% no lucro líquido do segundo trimestre ante mesmo período de 2019, para 152,4 milhões de reais, impulsionado pela combinação entre um plano estratégico de crescimento em curso e o aumento no consumo de massas durante a pandemia de coronavírus.

Uma das maiores produtoras de farinha de trigo, massas e biscoitos do Brasil, a companhia viu seu lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) subir 23,5% no segundo trimestre, para 225,6 milhões de reais, conforme balanço divulgado nesta sexta-feira.

A receita líquida do período bateu recorde trimestral de 1,89 bilhão de reais, ao crescer 22,2% quando comparada ao desempenho obtido um ano antes.

AGENDA DE AUTORIDADES

- Jair Bolsonaro

A agenda oficial do presidente da República nesta segunda-feira começa somente na parte da tarde, recebendo o ministro Paulo Guedes (Economia). Em seguida, se reúne com o ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) e com João Augusto Nardes, Ministro do Tribunal de Contas da União. O dia chega ao fim com encontro com o ministro Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura).

- Paulo Guedes

- Videoconferência com o Chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos, Esteves Colnago;

- Videoconferência com os Secretários Especiais;

- Reunião com o Presidente da República, Jair Bolsonaro;

- Videoconferência com o Secretário Especial de Fazenda, Waldery Rodrigues.

(Com contribuição de Reuters)