sexta, 26 de abril de 2024
Ibovespa futuro

Após abrir em alta, Ibovespa futuro se descola do exterior e cai

01 outubro 2020 - 09h31Por Investing.com

Por Gabriel Codas - Investing.com - Após abrir em alta, acompanhando os mercados internacionais, o índice futuro do Ibovespa opera com leve baixa de 0,15% a 95.012 pontos às 09h18, enquanto que o dólar tem leve avanço de 0,05% a R$ 5,6141, após abrir em queda abaixo dos R$ 5,60.

Os mercados sinalizam um dia positivo com despenho promissor nos mercados da Europa e nos futuros de Wall Street. Tudo isso na esteira das negociações do pacote de estímulos nos EUA e também dados positivos da economia europeia.

No Brasil o clima de cautela deve permanecer com o temor com a crise fiscal. A base de apoio do presidente Jair Bolsonaro no Congresso insiste no uso dos precatórios para financiar o programa Renda Cidadã, proposta que o próprio ministro da Economia, Paulo Guedes, chama de puxadinho.

Cenário Interno

IPC-S

O IPC-S de 30 de setembro de 2020 subiu 0,82%, ficando 0,12 ponto percentual (p.p) acima da taxa registrada na última divulgação. Com este resultado, o indicador acumula alta de 2,42% no ano e 3,62% nos últimos 12 meses.

Nesta apuração, três das oito classes de despesa componentes do índice registraram acréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição partiu do grupo Educação, Leitura e Recreação (2,21% para 3,19%). Nesta classe de despesa, cabe mencionar o comportamento do item passagem aérea, cuja taxa passou de 26,97% para 39,62%.

Também registraram acréscimo em suas taxas de variação os grupos: Alimentação (1,39% para 1,81%) e Vestuário (-0,34% para 0,01%). Nestas classes de despesa, vale destacar o comportamento dos itens: arroz e feijão (8,01% para 10,92%) e roupas (-0,56% para -0,03%).

Confiança empresarial

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) subiu 3,0 pontos em setembro, para 97,5 pontos, ficando 1,5 ponto acima do nível de fevereiro deste ano, último mês antes de a economia ser fortemente abalada pela crise de saúde.

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela FGV IBRE: Indústria, Serviços, Comércio e Construção.

O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) subiu 4,4 pontos, para 93,0 pontos, nível também superior ao de fevereiro (92,5 pts). O Índice de Expectativas (IE-E) subiu 4,9 pontos, para 101,0 pontos, recuperando 97% das perdas de março-abril e atingindo a zona de neutralidade, em torno de 100 pontos.

Covid-19

O Brasil registrou 1.031 novos óbitos em decorrência da Covid-19 nesta quarta-feira, primeiro dia em mais de duas semanas em que a contagem supera a casa do milhar, fazendo com que o total de mortes pela doença no país chegue a 143.952, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

A última vez em que o Brasil havia contabilizado mais de 1 mil mortes em um único dia foi em 15 de setembro, quando o ministério reportou 1.113 óbitos.

Nesta quarta também foram notificados 33.413 novos casos da doença provocada pelo coronavírus, com o total de infecções confirmadas no país atingindo 4.810.935.

O Brasil é o segundo país com maior número de mortes por Covid-19 no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e o terceiro em número de casos, abaixo dos EUA e da Índia. Globalmente, mais de 1 milhão de pessoas já morreram por causa da doença.

- Cenário Externo

EUA

O governo dos Estados Unidos propôs a inclusão de uma extensão de 20 bilhões de dólares na ajuda para a indústria aérea em uma nova proposta de estímulo para os democratas da Câmara no valor de mais de 1,5 trilhão de dólares, disse na quarta-feira o chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows.

“Há 20 bilhões de dólares na mais recente proposta para as áreas que lhes dariam seis meses de extensão”, disse Meadows a repórteres a bordo do Air Force One, destacando que a o setor precisa urgentemente de suporte.

American Airlines e United Airlines, duas das maiores aéreas dos EUA, disseram que iriam iniciar a concessão de licenças a mais de 32 trabalhadores na quinta-feira uma vez que acabavam as esperanças de um resgate de última hora por Washington.

Inflação na zona do euro

Os preços ao produtor na zona do euro avançaram em agosto na comparação mensal como o esperado, mas ainda apresentaram recuo na base anual, enquanto o desemprego subiu como previsto pelo quinto mês seguido por causa da pandemia de coronavírus.

A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, informou nesta quinta-feira que os preços ao produtor nos 19 países que usam o euro avançaram 0,1% em agosto sobre o mês anterior, mas recuaram 2,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Economistas consultados pela Reuters esperavam alta mensal de 0,1% e queda de 2,7% na comparação anual.

Separadamente, a Eurostat informou que o desemprego na zona do euro subiu a 8,1% da força de trabalho em agosto, de 8,0% em julho, dando continuidade à tendência de alta diante da crise provocada pelo coronavírus.

PMI da zona do euro

A recuperação da indústria da zona do euro ganhou força no mês passado, principalmente com a Alemanha, uma vez que as fábricas da região viram aumento da demanda após o relaxamento de algumas restrições contra o coronavírus, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

O PMI final da indústria apurado pelo IHS Markit avançou a 53,7 em setembro, de 51,7 em agosto, em linha com a preliminar e no nível mais alto desde agosto de 2018. Leitura acima de 50 indica crescimento.

O subíndice de produção foi a 57,1 de 55,6, acima da preliminar de 56,8 e o patamar mais elevado desde fevereiro de 2018.

“A recuperação da indústria da zona do euro ganhou mais força em setembro”, disse Chris Williamson, economista-chefe do IHS Markit.

BOLSAS INTERNACIONAIS

Os mercados da China não operaram devido a um feriado local. A bolsa de Tóquio suspendeu as negociações no dia todo depois que uma falha em seu sistema eletrônico provocou a pior indisponibilidade já sofrida pelo terceiro maior mercado acionário do mundo. Não está claro quando as negociações serão retomadas.

Os sinais são positivos para a quinta-feira nos principais mercados de ações da Europa. Em Frankfurt, o DAX registra ganhos de 0,23% aos 12.791 pontos, com o FTSE, de Londres, avançando 0,55% para os 5.899 pontos. No caso do CAC, de Paris, a valorização é de 0,89% aos 4.846 pontos.

Em Nova York, o Dow futuros subia 191,5 pontos, ou 0,68%, enquanto o S&P 500 Futuros subia 0,78% e o Nasdaq 100 futuros subia 1,23%.

COMMODITIES

Com o feriado de uma semana na China, não foram negociados os contratos futuros do minério de ferro em Dalian.

MERCADO CORPORATIVO

- Petrobras (SA:PETR4)

A Petrobras concluiu nesta quarta-feira a venda da totalidade de sua participação nos campos terrestres do Polo Lagoa Parda, localizado no Espírito Santo, para a Imetame Energia, informou a estatal em fato relevante.

A operação foi finalizada com o pagamento de 9,4 milhões de dólares para a Petrobras --valor ajustado que soma-se ao montante de 1,4 milhão de dólares recebido pela empresa na assinatura do contrato de venda.

O Polo Lagoa Parda compreende as concessões de Lagoa Parda, Lagoa Parda Norte e Lagoa Piabanha, tendo registrado produção média de aproximadamente 113,5 barris de petróleo por dia e 1,7 mil metros cúbicos diários de gás natural entre janeiro e agosto deste ano.

PBIO

A Petrobras deu início à fase vinculante referente à venda de sua subsidiária integral Petrobras Biocombustíveis (PBIO), uma das maiores produtoras de biodiesel do país, informou a companhia nesta quarta-feira.

Os potenciais compradores habilitados para essa fase receberão carta-convite com instruções sobre o processo de desinvestimento, incluindo orientações para a realização de due diligence e para o envio das propostas vinculantes.

“Essa operação está alinhada à estratégia de otimização do portfólio e à melhoria de alocação do capital, visando à maximização de valor para os seus acionistas”, disse a estatal.

A PBIO foi fundada em 2008 e é uma das maiores produtoras de biodiesel do país, com 5,5% de market share em 2019.

Refinarias

O programa de reorganização do portfólio de ativos da Petrobras, que prevê a venda de oito refinarias, é vital para a saúde da companhia que permanece como a “petroleira mais endividada no mundo”, afirmou nesta quarta-feira o advogado da estatal, Tales David Macedo, em sustentação no Supremo Tribunal Federal (STF).

O julgamento, em ação contrária às vendas sem aprovação legislativa movida pelas Mesas-Diretoras do Congresso, definirá o processo para a estatal alienar ativos que estão entre os mais importantes do programa de desinvestimentos.

“O programa de reorganização do portfólio de investimentos é vital à saúde financeira da companhia. A Petrobras continua a ser a petroleira mais endividada do mundo”, disse ele, citando dívida de 91 bilhões de dólares.

“É fácil compreender que não está a se falar de dilapidação do patrimônio, pois, ao se desinvestir para reinvestir, o que está fazendo é construir uma empresa mais sólida, maior, mais eficiente, resiliente e competitiva”, reforçou.

- STF

A votação do processo que definirá se a Petrobras tem direito de vender parte de suas refinarias sem aprovação legislativa ficou para a sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) de quinta-feira, conforme o presidente da corte, Luiz Fux, após a conclusão nesta quarta das sustentações orais dos envolvidos.

O julgamento vai ser retomado na quinta-feira à tarde com o voto do relator da ação, ministro Edson Fachin, informou Fux.

Mais cedo, a defesa da Petrobras argumentou no STF que o programa de reorganização do portfólio de ativos da empresa, que prevê a venda de oito refinarias, é vital para a saúde da companhia que permanece como a “petroleira mais endividada no mundo”.

O julgamento, em ação movida pelas Mesas-Diretoras do Congresso, definirá o processo para a estatal alienar ativos que estão entre os mais importantes do programa de desinvestimentos

- Banco do Brasil (SA:BBAS3)

O Banco do Brasil anunciou nesta quarta-feira que sua formalizou parceria com o UBS para negócios de banco de investimento e corretora de valores, abrangendo Brasil, Peru, Argentina, Chile, Paraguai, e Uruguai.

“A parceria estratégica consolida-se em uma nova companhia e suas controladas, iniciando suas operações como uma plataforma de banco de investimentos completa, combinando a rede de relacionamentos do BB no Brasil e sua forte capacidade de distribuição para pessoas físicas, com a expertise e capacidade de distribuição global do UBS”, afirmou o BB em fato relevante.

O capital social total da joint venture está dividido na proporção de 50,01% para o UBS e 49,99% para o BB-BI.

Cada acionista indicará três membros para o conselho de administração, sendo o presidente apontado pelo BB e o vice, pelo UBS. A diretoria executiva será formada por profissionais das duas casas, mas o UBS indicará o diretor-presidente.

- Diesel

O preço médio do diesel na BR-101, uma das principais rodovias do país, apresentou variação de até 17% em setembro quando considerados os valores praticados pelos postos de combustíveis dos diversos Estados cruzados pela estrada, indicou a TicketLog nesta quarta-feira.

De acordo com a marca, que atua na gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil, o preço médio mais baixo foi verificado no Rio Grande do Sul, a 3,249 reais por litro, enquanto o valor médio mais alto foi apurado em São Paulo, a 3,799 reais por litro.

O diesel é o combustível mais consumido do país.

A BR-101 vai do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, sendo sobreposta em alguns trechos por rodovias como Régis Bittencourt (ligação entre Curitiba e São Paulo) e Presidente Dutra, que conecta o São Paulo ao Rio de Janeiro, ambas partes da BR-116.

AGENDA DE AUTORIDADES

- Jair Bolsonaro

O presidente da República viaja nesta quinta-feira para São José do Egito (PE), onde participa da cerimônia de inauguração da Primeira Fase da Segunda Etapa do Sistema Adutor do Pajeú. Em seguida, vai para Sertânia (PE) para a visita das obras do Ramal do Agreste na estação de bombeamento VII (EBVII-1), integrante do Projeto de Integração do Rio São Francisco, voltando no final do dia para Brasília.

- Paulo Guedes

- Videoconferência com o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco;

- Videoconferência com o Procurador-Geral da Fazenda Nacional, Ricardo Soriano;

- Reunião com ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto;

- Reunião com o CEO da Embraer (SA:EMBR3) Defesa & Segurança, Jackson Schneider;

- Reunião com o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins.

*Com Reuters e Estadão Conteúdo