quarta, 24 de abril de 2024
Correios Privatização

Após a privatização, Correios deve ser fiscalizado pela Anatel, diz jornal

28 setembro 2020 - 10h45Por Investing.com

Por Gabriel Codas, da Investing.com - Enquanto trabalha para viabilizar a privatização dos Correios, o governo federal já está estruturando a forma de regular e fiscalizar os serviços postais. A tendência é que função fique a cargo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As informações são da edição de domingo, da Coluna do Broadcast, do Estadão, que informa que um projeto de lei está sendo elaborado neste sentido.   

A publicação explica que hoje o Ministério das Comunicações está acima da Anatel e dos Correios. Com a venda da estatal, o governo quer que a agência reguladora dos serviços de telefonia e internet se encarregue também do segmento de serviços postais.

Caso o processo avance, a coluna destaca que a agência deverá ter seu orçamento ampliado, já que o monitoramento dos serviços postais envolve desafios logísticos gigantescos. Isso passa pela redação de uma regulação para o setor, hoje sob monopólio dos Correios, até a definição de compromissos de qualidade, eficiência e inovação na entrega de correspondências e mercadorias a serem cumpridas pelos futuros operadores privados.

O ministro Fábio Faria disse, recentemente, que a privatização dos Correios tem cinco interessados, entre eles as varejistas Amazon (NASDAQ:AMZN) e Magazine Luiza (SA:MGLU3) e as empresas de logística DHL e FedEx. No entanto, a declaração é vista como uma tentativa de valorizar a empresa. Amazon e DHL já vieram a público negar qualquer interesse no processo de privatização, com o Magazine Luiza preferindo não comentar.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje