sábado, 20 de abril de 2024
ânima yduqs

Ânima e a Yduqs incluem vendas de ativos em oferta para aquisição da Laureate

06 outubro 2020 - 18h05Por Investing.com

Por Gabriel Codas, da Investing.com - Interessadas na disputa com a Ser Educacional (SA:SEER3) para a compra da operação brasileira da Laureate, a Ânima e a Yduqs (SA:YDUQ3) devem apresentar propostas que contemplem a venda de ativos. Com isso, buscam superar eventuais obstáculos por parte do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). As informações são da edição desta terça-feira do Valor Econômico.;

De acordo com a publicação, a Ânima deve abrir mão da FMU, localizada em São Paulo, enquanto que a Yduqs estaria disposta a se desfazer da IBMR, no Rio. O último dia para a apresentação das ofertas termina hoje, sendo que o valor apresentado pela Ser foi de R$ 4 bilhões.

O jornal explica que, como as transações da Ânima e Yduqs devem trazer troca de ações e os fundos acionistas da Laureate querem ter dinheiro na mão o quanto antes, a iniciativa da venda de ativos é para evitar a concentração de mercados em algumas regiões. Assim, uma análise no Cade poderia demorar cerca de um ano. Só com o aval da autarquia é que os papéis brasileiros podem ser convertidos em ADR.

Veja os fatores que influenciaram os mercados hoje

O Valor informa ainda que a Yduqs formou um pool de bancos para levantar recursos para a aquisição, com Itaú BBA e Bradesco (SA:BBDC4) entre os participantes. A companhia tem como maior acionista a gestora de private equity Advent, que recentemente levantou US$ 2 bilhões mas não deve entrar com dinheiro na operação.

No caso da Ânima, que contratou o JP Morgan como assessor financeiro e um pool de bancos para captar recursos, a proposta está sendo reforçada, que tem menos risco de o Cade barrar a transação. Segundo levantamento feito pela consultoria Hoper, entre os três interessados - Ânima, Ser e Yduqs - há concentração apenas na operação de cursos presenciais da Yduqs no Rio. Na praça carioca, os dois grupos possuem uma fatia de 38,3% de mercado.