Por Eduardo Guimarães*
A segunda-feira (22) é o último dia do período de reserva para a oferta subsequente de ações (follow-on) da Petrobras Distribuidora.
A oferta é 100 por cento secundária e vai marcar a venda de parte das ações que a Petrobras (PETR4) possui na sua subsidiária (BRDT3).A Petrobras irá reduzir a sua participação de 71,25 por cento para 45,25 por cento na empresa e os recursos deverão entrar no caixa da companhia.
O preço da oferta será determinado nesta terça-feira (23), após o fechamento do mercado.
A oferta será composta por 291,25 milhões de ações ordinárias (BRDT3), com valor total da oferta de 7,63 bilhões de reais, podendo chegar a 10,3 bilhões de reais se considerado os lotes adicionais e suplementar. O pedido mínimo para o investidor pessoa física é de 1.000 reais
O mercado de ofertas de ações (follow-on) está bastante aquecido, com várias operações (que já superaram 30 bilhões de reais em 2019) e com boa demanda dos investidores, especialmente dos estrangeiros.
A venda de participação da Petrobras na BR Distribuidora pode ser considerada uma privatização, pois a Petrobras não será mais a controladora da empresa, passando a ter um controle pulverizado. A nossa recomendação é ENTRAR na oferta de ações (BRDT3).
Após a oferta, a Petrobras Distribuidora deverá apresentar uma melhoria na sua governança corporativa e aumento na liquidez das ações.
O que temos visto é uma demanda forte pelas ofertas que têm ocorrido. Ainda assim, os preços estão saindo abaixo do buscado pelas empresas. Acreditamos que é algo que se repetirá com o a Petrobras Distribuidora, a oferta terá uma boa demanda por um preço abaixo do fechamento de mercado que foi de 26,25 reais por ação (BRDT3).
*Eduardo Guimarães é especialista em ações na Levante, empresa de recomendações, análises e carteiras de investimentos. Esta coluna é de inteira responsabilidade da Levante e não reflete, necessariamente, a opinião da SpaceMoney.