sábado, 20 de abril de 2024
aumento

Aluguel novo sobe 0,80% em agosto em SP, diz Secovi; alta supera a inflação pela 1ª vez desde janeiro de 2018 e aponta recuperação

16 setembro 2019 - 11h03Por Angelo Pavini

A Pesquisa de Valores de Locação Residencial do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) registrou aumento de 0,80% nos preços dos aluguéis novos na cidade de São Paulo. No período de 12 meses, o aumento já chega a 5,32%. Considerando o mesmo período, o preço dos aluguéis ficou acima do Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), da Fundação Getúlio Vargas, que registrou variação de 4,95%.

Desde janeiro de 2018, os preços dos aluguéis na capital paulista não superavam o IGP-M, afirma Rolando Mifano, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi SP. “Isso comprova o que estávamos percebendo desde o início deste ano: uma clara reação do mercado de locação, com o equilíbrio do valor médio do aluguel”, diz. Abaixo, o gráfico mostra a variação em 12 meses comparada à inflação do IGP-M.


Neste mês, todas as tipologias apresentaram elevação no valor locatício: imóveis de 3 dormitórios subiram 1,7%; residências de 1 quarto tiveram alta de 0,8%; e as unidades de 2 quartos registraram variação média de 0,4%.

Garantia

O fiador foi o tipo garantia mais frequente entre os inquilinos, respondendo por 46% dos contratos de locação realizados. O depósito de três meses de aluguel foi a segunda modalidade mais usada – cerca de 37% escolheram essa forma de garantia. O seguro-fiança foi o tipo de garantia pedido por 17% dos proprietários.

Velocidade de locação aumenta

O IVL (Índice de Velocidade de Locação), que avalia o número de dias que se espera até que se assine o contrato de aluguel, indicou que o período de ocupação foi de 17 a 45 dias. Os imóveis alugados mais rapidamente foram as casas e os sobrados: 17 a 42 dias. Os apartamentos tiveram um ritmo de escoamento mais lento: 24 a 49 dias.

Em julho, O IVL foi maior, de 18 a 45 dias. Nas casas e sobrados, também houve redução em relação aos 18 a 43 dias de julho. Também os apartamentos foram alugados mais rapidamente que os 24 a 50 dias de julho.

O post Aluguel novo sobe 0,80% em agosto em SP, diz Secovi; alta supera a inflação pela 1ª vez desde janeiro de 2018 e aponta recuperação apareceu primeiro em Arena do Pavini.