quinta, 28 de março de 2024
Ibovespa

Alinhada com exterior, Ibovespa inicia sessão em alta; após recordes da semana passada, dólar cai

27 abril 2020 - 10h12Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, abriu o pregão desta sexta-feira (24) em alta, seguindo o otimismo internacional. Por volta das 10h10, as perdas eram de 0,5%, aos 75.705,96 pontos. O dólar começou o dia de negociações em baixa, após bater recordes de alta na semana passada. A moeda norte-americana tinha desvalorização de 0,99%, cotada a R$ 5,612. Veja os principais fatores que influenciam o mercado financeiro na sessão de hoje:

Mercados internacionais

No Japão, o Nikkei 225 fechou com alta de 2,71%, enquanto o Shangai Composite ganhou de 0,25%. Na Europa, DAX 30 avançava 2,72%, enquanto FTSE 100 tinha ganhos de 1,46%. CAC 40 subia 1,84%. Nos Estados Unidos, os futuros de Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq operavam em campo positivo, apontando para ganhos de 1%.

Coronavírus

A pandemia do novo coronavírus já deixou mais de 3 milhões de infectados ao redor do globo, além de cerca de 200 mil mortes. No Brasil, os casos ultrapassam a casa dos 60 mil, e os óbitos registrados chegam a 4298. Na Europa, com a desaceleração das mortes na Espanha e Itália, a reabertura pós-quarentena está no radar e anima os investidores nesta segunda-feira. Além disso, o Banco do Japão aumentou a lista de estímulos para combater os estragos econômicos da pandemia. A autoridade monetária japonesa vai comprar títulos corporativos na tentativa de ajudar o mercado de crédito.

Tensões em Brasília

As consequências da demissão de Sérgio Moro do ministério da Justiça ainda não acabaram. Nesta segunda-feira, o Supremo Tribunal Federal deve autorizar a abertura de um inquérito para apurar as acusações que o ex-juiz da Lava Jato fez em relação ao presidente Jair Bolsonaro, de interferência política na Polícia Federal. Além disso, a saída de um superministro coloca em xeque a posição de outro: as dúvidas rondam agora sobre a permanência de Paulo Guedes, do ministério da Economia. O ministro teria divergido da ala militar do governo em relação ao programa Pró-Brasil, sobre investimentos públicos em meio à crise do covid-19.

Balanços

A temporada de divulgação dos resultados do 1º trimestre de 2020 continua hoje, com o demonstrativo da Neoenergia. Durante a semana, o mercado espera também os números de empresas como Vale, Raia Drogasil e Santander.

Boletim Focus

Na edição desta segunda-feira do Boletim Focus, a compilação de estimativas econômicas organizada pelo Banco Central, o mercado cravou um tombo ainda maior para o PIB: -3,34, contra -2,96 na semana passada. A projeção para a Selic ficou em 3% a.a.