Menu
Busca domingo, 25 de julho de 2021
Warren SpaceNow
Warren SpaceNow Mobile
ações small caps

O que são ações small caps? Veja sua importância!

22 outubro 2019 - 11h53Por Redação SpaceMoney
Warren 970x250 1

Quando falamos de investimento em ações, logo pensamos nas maiores empresas da bolsa, como Ambev, Itaú, Vale e Petrobras. No entanto, existem também empresas menores — as chamadas small caps —, que podem apresentar oportunidades interessantes de negócio. As grandes companhias são as chamadas large caps, e essa nomenclatura reflete o valor de mercado da companhia. Já as que têm uma capitalização menor são chamadas small caps. Neste post, vamos detalhar o que são ações small caps, quais são as principais e quais as vantagens que elas podem apresentar para o pequeno investidor. Confira!

O que são ações small caps?

As small caps são ações de empresa com um valor de mercado relativamente pequeno, quando comparadas às large caps. São companhias com valor de mercado de até US$ 1 bilhão, enquanto as large caps podem superar US$ 200 bilhões. As principais large caps são empresas famosas, como Petrobras, Vale, Ambev, Itaú Unibanco e Bradesco. Mesmo as small caps sendo empresas significativamente menores, isso não quer dizer que não haja nomes conhecidos entre elas, como a empresa aérea Azul, o grupo educacional YDUQS (antigo Estácio), a agência de viagens CVC e a empresa de tecnologia Totvs.

Quais são as principais small caps da B3?

Na B3, a bolsa de valores brasileira, existe um índice teórico que é composto apenas por essas empresas, chamado Índice Small Cap. Ele é composto por uma carteira teórica de ações, assim como os demais índices da bolsa, a exemplo do famoso Ibovespa. Em 4 de setembro de 2019, o Índice Small Cap continha papéis de 74 empresas, que atendem a determinados critérios estipulados pela bolsa. A composição do índice é revista a cada 4 meses, mas, no momento em que este texto foi produzido, em outubro de 2019, as ações com maior participação no Índice Small Cap eram:

  • YDUQS (YDUQ3);
  • Via Varejo (VVAR3);
  • Eneva (ENEV3)
  • CVC (CVCB3);
  • Fleury (FLRY3);
  • Totvs (TOTS3);
  • Cyrela (CYRE3);
  • Qualicorp (QUAL3);
  • Bradespar (BRAP4);
  • Light (LIGT3).

O site da B3 disponibiliza sempre a versão atualizada do índice, bem como a sua variação.

Quais são as vantagens e os riscos de comprar ações small caps?

As large caps são companhias mais consolidadas. Por isso, seus resultados são mais previsíveis, assim como o comportamento das suas ações. Como já são mais maduras, não precisam reinvestir todo o lucro no próprio crescimento e podem pagar mais dividendos aos seus acionistas. Isso não quer dizer que não haja riscos, mas são sinais de uma previsibilidade maior. Já as small caps têm menos tempo de mercado e ainda estão em forte crescimento. Seu desempenho depende mais da gestão da empresa e dos humores do mercado. Vamos considerar, por exemplo, as empresas de varejo. Seus resultados estão muito ligados aos níveis de emprego e de renda da população, ao crescimento econômico do país e à disponibilidade de crédito no mercado. É claro, porém, que a companhia deve atuar para tentar melhorar seus resultados. Ela pode, por exemplo, ter suas próprias linhas de crédito, diversificar sua área de atuação ou abrir novos canais para o consumidor, além de elaborar estratégias para ganhar mercado da concorrência.

Tudo isso interfere nos resultados da empresa e quem fizer as escolhas mais acertadas tem mais chances de ver sua companhia alcançar os melhores resultados. Ainda assim, genericamente falando, as small caps tendem a ser mais voláteis do que as ações das empresas mais consolidadas.

Acontece que risco e retorno costumam andar de mãos dadas. Assim, se por um lado a volatilidade representa mais chances de perder, por outro é uma oportunidade de ganhar mais, partindo do princípio de que o preço das ações da empresa vai refletir as expectativas do mercado. Se as projeções forem de crescimento rápido, a tendência é que os papéis mostrem isso e também subam. Além disso, justamente por serem mais voláteis, elas tendem a ter um beta alto, ou seja, uma variação (para cima e para baixo) maior do que a bolsa como um todo. Assim, se a bolsa sobe, a tendência é que essas ações subam mais ainda, e o mesmo é verdade para períodos de queda nos preços. A perspectiva para o Ibovespa, no entanto, segue sendo de alta, e a previsão do Itaú BBA, por exemplo, é que o índice chegue a 132 mil pontos até o fim de 2020. É preciso, porém, sempre entender quais são os riscos do investimento antes de fazê-lo. Assim você evita surpresas desagradáveis e pode tomar decisões mais bem fundamentadas. Dessa forma, lembre-se de que não há garantia de retorno no mercado de renda variável. De qualquer forma, o pequeno investidor também deve considerar ter em sua carteira de ações papéis de small caps com boas projeções de crescimento. É uma forma de diversificar o portfólio e buscar rendimentos superiores.

Como investir em small caps?

É possível comprar diretamente as ações de sua preferência pela sua corretora de valores. Uma dica para escolher quais papéis comprar é usar as indicações dos especialistas, como as carteiras recomendadas da Genial. Se você não tem tempo ou perfil para fazer esse acompanhamento constante, pode optar por comprar ETFs (Exchange Traded Fund), que são fundos de investimento cujas cotas são negociadas na bolsa de valores. Assim, é possível comprá-las e vendê-las como se fossem uma ação. Em geral, eles seguem a composição de um índice teórico, como o iShares BMFBovespa Small Cap Fundo de Índice (SMAL11), que tem uma carteira idêntica à do Índice Small Cap. A vantagem é que, com uma única aplicação, é possível ter uma carteira com todas as ações do índice. Por outro lado, você abre mão da liberdade de escolher quais ações vão fazer parte da sua carteira e quando comprá-las e vendê-las. Da mesma forma que ocorre com a compra direta de ações, as cotas dos ETFs são compradas na bolsa e, portanto, também é preciso fazer isso por meio de uma corretora de valores. Agora você já sabe o que são ações small caps, quais são as principais, as vantagens que elas podem proporcionar ao pequeno investidor e como fazer para investir nelas. É importante manter-se bem informado e atento às oportunidades! Quer começar a investir já? Fale com um assessor de investimentos da SpaceMoney agora mesmo! [rock-convert-cta id="52614"]

Warren 970x250 - pgs internas
Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Baixe nosso app:
Warren Rodapé
Warren Rodapé Mobile