quinta, 25 de abril de 2024
Ibovespa opera em alta

Ibovespa encerra em alta puxado por bancos e JBS; dólar em baixa

20 setembro 2019 - 09h38Por Redação SpaceMoney
O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, teve bom desempenho durante a sessão desta sexta-feira (20) e encerrou o pregão com alta 0,46%, totalizando 104.817,40 pontos. 

Dólar

Em contraste, o dólar comercial encerrou o dia em queda de 0,257%, cotado a R$ 4,15. Os fatores que agitam os mercados hoje foram:

Cenário interno

Indústria

Hoje mais cedo, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou que a confiança da indústria caiu em setembro ante agosto, com a média móvel trimestral mostrando a sexta retração consecutiva. A queda foi provocada pela piora da avaliação do empresariado sobre o futuro, já que o Índice de Expectativas caiu 0,7 ponto e passou para 95 pontos. Por outro lado, a confiança no momento presente subiu 0,2 ponto e atingiu 95,8 pontos. “O resultado negativo do índice seria determinado pela piora das expectativas dos empresários para os próximos meses”, disse a FGV em nota.

ONU

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na quinta-feira (19) que vai apresentar na próxima semana um discurso “bastante objetivo” na Assembleia Geral da ONU sobre a atuação do Brasil no combate a queimadas e desmatamento na Amazônia. Da mesma forma, nas redes sociais, criticou alguns países que questionam as ações do Brasil perante o assunto. “Estou me preparando com um discurso bastante objetivo. O que interessa [a outros países] é desgastar o Brasil”, afirmou em uma live.

Cenário externo

Guerra comercial

Ontem, o conselheiro de Donald Trump, Michael Pillsbury, deu uma entrevista a um jornal chinês afirmando que as tarifas sobre bens chineses podem chegar a níveis entre 50% a 100% se não houve um acordo. Além disso, no final do dia, a delegação chinesa, que estava em solo americano para avanço de conversas comerciais, foi embora dos EUA antes do combinado nesta sexta-feira (20), segundo a Investing.com. Não há informações, por enquanto, se estão mantidas as negociações de alto nível – com presença de autoridades de primeiro escalão dos dois países – agendadas para o início de outubro.

Destaques positivos do pregão

Os papéis da JBS (JBSS3) e dos bancos tiveram bom desempenho no dia e proporcionaram a alta da bolsa. A JBS terminou com alta de 4,25%, enquanto o Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil valorizaram 0,26%, 1,76%, 0,98% e 1,58%, respectivamente.

Destaques negativos

A Eletrobras (ELET3) encerrou o dia com perda de 5,39%, com os papéis vendidos a R$ 42,31. O desempenho se deve à afirmação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Na quinta-feira (19), ele disse que não há um clima favorável. Além disso, afirmou que o governo não conta com uma base sólida para aprovar a privatização da Eletrobras. Além da distribuidora de energia, a Petrobras (PETR4) encerrou o pregão em queda de 0,55%.