terça, 23 de abril de 2024
abertura

ABERTURA: Ibovespa Futuro segue em queda com decisão do STF e soltura do ex-presidente Lula

11 novembro 2019 - 10h39Por Redação SpaceMoney

O Ibovespa Futuro, índice acionário da B3, a bolsa brasileira, está em queda de 0,27%, com 107.535 pontos, atualizado às 9h24. A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) da última quinta-feira (7) de soltar presos condenados em segunda instância, que culminou na soltura do ex-presidente Lula, derrubou as bolsas e fez o dólar subir na sexta-feira (8). No final de semana, em discurso no sindicato dos metalúrgicos do ABC, o petista atacou o presidente da República, Jair Bolsonaro, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, e o ministro da Economia, Paulo Guedes. Em sua conta no twitter, o presidente respondeu que "as oscilações da bolsa se devem à soltura de políticos corruptos".

Dólar

O dólar abriu em alta de 0,14%, cotado a 4,162, atualizado no mesmo horário. A moeda teve uma elevação de 1,83% no fechamento da sexta-feira (8) por causa da soltura do ex presidente.

Cenário externo

Bolsas internacionais

As bolsas da Ásia, Europa e EUA amanheceram em queda nesta segunda-feira (11), por causa do fraco avanço nas negociações entre EUA e China e da exposição da violência dos protestos em Hong Kong. O governo americano atribui a instabilidade do mercado à divulgação errônea de notícias sobre as tarifas de comércio impostas aos produtos chineses.

Jerome Powell

Está marcado para hoje, em Washington, o discurso do presidente do banco central americano (Fed), Jerome Powell, sobre as perspectivas do mercado, economia e inflação dos EUA. Os presentes na reunião ainda terão a oportunidade de ouvir discursar outras oito autoridades do Fed. No mês passado, o Fed reduziu suas taxas pela terceira vez.

Cenário interno

Banco Central

O Banco Central divulgou mais uma edição do Boletim Focus, com as perspectivas dos investidores para esta semana. A previsão da inflação, calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), subiu a estimativa de 3,29% para 3,31% e mantiveram as expectativas para 2020, a 3,60% Foram mantidas as expectativas com o PIB de 2019, em 0,92%, para a taxa Selic, em 4,50% e para o preço do dólar, que deve fechar o ano a R$ 4,00. Para 2020, as expectativas do PIB também se mantiveram as mesmas, manutenção do patamar de crescimento de 2,00%, e os índices da taxa Selic e dólar devem repetir as mesmas tendências de 2019.7

Trabalho

Hoje o governo deve apresentar a proposta do programa Trabalho Verde e Amarelo, que busca estimular a contratação de pessoas abaixo dos 29 anos e acima dos 55 anos. O programa tem a expectativa de gerar 4 milhões de empregos até 2022. Além disso, está programado para esta semana a entrega do pacote da reformar Administrativa.