quinta, 28 de março de 2024
Crise financeira

5 ferramentas gratuitas para ajudar você a driblar a crise financeira

01 maio 2020 - 12h00Por Carolina Unzelte
A pandemia de coronavírus não trouxe apenas uma crise sanitária, mas uma econômica. Com as atividades paradas ou reduzidas pela necessidade do isolamento social, muitas famílias apertam os cintos no final do mês -- seja pela perda de emprego, redução de salários ou dificuldades para os empreendedores.  Por isso, preparamos essa SpaceDica especial, que reúne diversas plataformas digitais e gratuitas que podem ajudar na tarefa de se adaptar aos tempos desafiadores. 

1. Busque novas oportunidades

O desemprego atinge quase 13 milhões de brasileiros, segundo dados divulgados pelo IBGE na última quinta-feira (30).  Em meio à pandemia, pode ser difícil conseguir recolocação no mercado de trabalho, mas, se você é da área da saúde ou se interessa em trabalhar no varejo, a plataforma Connekt pode ajudar. Todas as funcionalidades do site para empresas estão gratuitas neste período, para aumentar as oportunidades nos setores mais demandados. 

2. Pague menos

Para reduzir os gastos fixos, como alimentação, também é possível contar com plataformas online. A Cuponeria oferece descontos para diversos produtos e serviços e, com a crise do coronavírus, ampliou as lojas disponíveis no site. É possível encontrar cupons de até 80%. 

3. Cuide da sua empresa

Com os negócios reduzidos, pode ser uma oportunidade de botar o financeiro da sua empresa em dia. A startup Sinapse Finance disponibilizou gratuitamente uma planilha para ajudar nessa organização: basta incluir os dados pedidos para gerar a análise de caixa. Assim, os empreendedores podem avaliar a situação e planejar os próximos passos.

4. Não pare de vender

As vendas baseadas em lojas físicas ficaram seriamente comprometidas com a quarentena, mas, por outro lado, o e-commerce experimentou um boom. Uma plataforma que pode ajudar a fazer a transformação digital é a Facily, social commerce gratuito que reúne empreendedores. Com ela, é possível oferecer produtos e aumentar o raio de atendimento. Além de entregas, é possível combinar retiradas com os clientes via aplicativo. 

5. Ensaie seus investimentos

Com as contas apertadas, agora pode não ser o melhor momento para investir. Mas sempre é tempo de aprender: o aplicativo Sabe Invest é um simulador de operações na bolsa de valores, com a diferença de que não há riscos. Assim, os investidores podem testar operações, com uma carteira fictícia, mas que acompanha os movimentos reais.