sexta, 19 de abril de 2024
consultoria

48% dos brasileiros não sabem quanto gastam e quanto ganham; a consultoria financeira pode ser a solução

06 dezembro 2019 - 19h34Por Redação SpaceMoney
Em 2018, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que 48% dos brasileiros não fazem um controle efetivo dos ganhos e gastos. Coincidência ou não, o mesmo levantamento apurou que 44% dos entrevistados acreditavam que nunca terão o que querem na vida. Segundo Thabata Abreu, economista, consultora financeira, criadora do site Finanças com Propósito e colunista da SpaceMoney, um dos problemas que levam a essa situação de descontrole das finanças pessoais é a falta de clareza nos objetivos dos brasileiros. “Uma vez que a pessoa sabe aquilo que quer alcançar, ela começa a rever os comportamentos dela com o dinheiro”, explica.  Como solução, Abreu aponta a consultoria em finanças pessoais. Essa modalidade de serviço, também conhecida como planejamento financeiro, é ainda incipiente no Brasil. Contudo, em outros países, a atividade já é muito difundida. Nos Estados Unidos, por exemplo, já é possível encontrar faculdades especializadas em formar financial planners, profissional dedicado a ajudar as pessoas a organizar suas finanças e alcançar seus objetivos. Segundo a Forbes, naquele país existem cerca de 80 mil consultores financeiros em atividade. “A consultoria em finanças pessoais analisa as necessidades financeiras das pessoas e oferece soluções: você precisa de um seguro? De um plano de aposentadoria? Diminuir os gastos? Pegar crédito? As pessoas não conhecem essas modalidades e não usufruem bem do dinheiro. Então, para aqueles que acham que não terão a vida que desejam porque não possuem dinheiro, eu pergunto: será que você está usando o seu dinheiro da melhor forma possível?”, questiona Abreu.

A SpaceMoney passa a oferecer o serviço de consultoria de finanças pessoais

Ao perceber a falta de educação financeira, a complexidade do mercado de aplicações e a falta de informação sobre seguros e crédito, a SpaceMoney, plataforma independente de educação e soluções  financeiras, lançou um novo serviço: uma consultoria especializada em finanças pessoais. Essa consultoria tem como objetivo dar liberdade financeira às pessoas e conectá-las aos melhores produtos disponíveis no mercado financeiro, de acordo com a necessidade particular de cliente. Ela são está atrelada apenas a investimentos, mas a todo o ecossistema financeiro de uma pessoa. Ou seja, na consultoria financeira crédito, seguro, planos de previdência e até mesmo o câmbio podem ser explorados como possibilidades para se alcançar os objetivos de cada um. Nessa modalidade, as pessoas que possuem dívidas, aquelas que procuram seguros de vida e as que precisam de um projeto para longo prazo conseguem encontrar as melhores estratégias para sanar suas necessidades. Assim, para oferecer a modalidade com qualidade aos clientes, a SpaceMoney se aliou a Thabata Abreu. Thabata é economista formada pela Insper Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e possui um MBA em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Como consultora financeira, ela acredita que “a importância desse trabalho é trazer informações para as pessoas. No processo, eu analiso a vida do cliente como um todo e identifico que pode ser feito para melhorar a eficiência financeira, protegê-lo de eventuais surpresas e que ele consiga alcançar um objetivo definido”.

“Outro fator interessante que eu gosto de destacar nesse serviço é o esclarecimento de oportunidades para os cliente. Muitas vezes, eu atendo pessoas que já estabeleceram uma meta mas não conseguem concretizar uma estratégia para alcançá-la. Outras vezes a pessoa está convicta de que precisa de um crédito. Com a consultoria, ela descobre que pode haver caminhos mais eficientes para resolver a situação financeira dela, como reajustar a dinâmica que ela possui de fluxo de caixa e conseguir um excedente sem precisar de crédito, por exemplo”, argumenta Abreu.

O serviço de consultoria em finanças pessoais oferecido pela SpaceMoney será liderado pela Thabata. O cliente tem total autonomia para escolher se deseja fazer o plano durante um ano, com consultas bimestrais, ou o plano de apenas um encontro. A primeira reunião é gratuita para os clientes. Confira abaixo o passo a passo do serviço.

O passo a passo da consultoria em finanças pessoais oferecida pela SpaceMoney

consultoria de finanças pessoais O processo de analisar as decisões certas e erradas que uma pessoa toma em sua vida financeira e oferecer soluções para que ela evolua para realizar as metas é um dos pontos de partida da consultoria em finanças pessoais da SpaceMoney. A fase inicial do processo dura aproximadamente um mês. “Primeiro, fazemos um diagnóstico da vida financeira do cliente. Assim, é possível identificar o que precisa ser ajustado e os gastos que precisam ser eliminados para que o objetivo dela seja atingido", explica a especialista em finanças, Thabata Abreu. Por meio de perguntas e entrega de comprovantes de despesas e renda, o cliente recebe um diagnóstico em forma de relatório e passa a entender sua relação com o dinheiro. “Muita gente no Brasil não sabe o que entra e o que sai do orçamento durante os meses. Nosso trabalho é esclarecer esses pontos e levar cada vez mais informação sobre os produtos financeiros para as pessoas”, completa. Depois do diagnóstico, todas as informações coletadas são analisadas, otimizadas e convertidas em uma estratégia para o cliente. A pessoa precisa de um seguro? Investimentos à longo prazo? Crédito com garantia? A especialista da SpaceMoney oferece as alternativas de modalidades e cabe ao cliente decidir se continuará com o processo.

“Aqui, a autonomia é inteiramente do cliente. Eu ofereço uma primeira reunião gratuita com a pessoa e nessa reunião eu entrego o diagnóstico. Depois, ela decide se quer continuar com o serviço”, explica Abreu.

Por fim, o terceiro passo da consultoria de finanças pessoais da SpaceMoney é o acompanhamento. Essa fase consiste em ajudar o cliente a acessar esses produtos. Se para o cliente a necessidade é pegar um crédito, a estratégia planejada pela Thabata tem como objetivo mostrar quais são os caminhos disponíveis para que ele tenha acesso a esse crédito da forma mais eficiente possível. O processo do acompanhamento dura 12 meses com contato bimestral com a consultora de finanças. É feita a análise do fluxo de caixa e é oferecido auxílio caso a pessoa esteja com dificuldade de cumprir com a estratégia.

“Eu quero uma consultoria financeira porque penso na minha aposentadoria e no futuro do meu filho”

Marian Winkler é formada em Psicologia, tem 39 anos e procurou a SpaceMoney para organizar os gastos e projetar melhor o futuro. “Eu sempre ouvi falar de educação financeira, mas eu nunca tive de fato. Eu passei a controlar meus gastos apenas dois ou três anos atrás”, compartilha. Os investimentos para o futuro estão começando a ganhar cada vez mais espaço na vida dos brasileiros. Com as reformas da previdência e tributária que tomam conta dos holofotes do país em 2019, as pessoas começaram a procurar alternativas para a aposentadoria. “Eu acho muito importante que eu não tenha dependência apenas de uma fonte, que seria a previdência pública. Eu não acho seguro me basear em apenas um recurso”, explica Winkler. Outro objetivo da psicóloga é garantir conforto para os filhos por meio de investimentos de longo prazo. Para efetuar a tarefa da maneira mais segura e informada, ela procurou pela consultoria financeira. “Eu quero deixar uma quantia investida para o meu filho pensando na faculdade dele e pensando também que, se um dia acontecer alguma coisa comigo, eu quero que ele tenha alguma reserva para ter um certo conforto durante um tempo”, compartilha. Ela iniciou o processo de consultoria com a SpaceMoney e está otimista com a projeção do trabalho. “Eu vou conseguir concretizar algo que eu já havia tentando: me organizar financeiramente”, finaliza.

Outros serviços da Space

A SpaceMoney é uma plataforma independente de educação e soluções financeiras, integrada a assessoria de investimentos e de crédito. Na visão de Fábio Murad, CEO da SpaceMoney, a consultoria financeira é o primeiro passo para qualquer decisão de compra de produtos.

“Eu entendo que antes da gente pensar em produto nós precisamos entender para que aquele produto está sendo cogitado na vida da pessoas. Com a consultoria de finanças pessoais, o investimento, o crédito e o seguro passam a ter um propósito, uma razão. A compra de produto por si só, sem um planejamento, um propósito, ela não é suficiente para as pessoas atingirem o objetivo final delas”, compartilha.

Seja diminuir o juros do cheque especial, para construir um patrimônio para aposentadoria, para comprar uma casa ou até uma viagem, a consultoria financeira é bem-vinda na vida das pessoas. “Implantamos isso pensando no bem do investidor, dos endividados, dos planejadores, daqueles que pensam no futuro”, continua Além disso, Fábio também acredita que oferecer um market place com muitos produtos financeiros mantém a imparcialidade do serviço e oferece múltiplas alternativas ao cliente. “A missão da SpaceMoney é conectar investidores a bons produtos e serviços do mercado financeiro. Com o grande leque de parceiros que possuímos, conseguimos oferecer mais de uma opção para o cliente. Aqui, oferecemos liberdade de escolha de produtos. Dessa forma, o serviço que agora iniciamos com a Thabata é totalmente imparcial. Ela oferece produtos que a SpaceMoney possui na plataforma, mas se eles não forem adequados ao cliente, ela tem a obrigação de direcionar para outras variedades do mercado. Queremos, acima de tudo, o bem do cliente”, finaliza.

Outros serviços oferecidos pela SpaceMoney

Assessoria de investimentos

Com profissionais experientes no mercado de finanças, a SpaceMoney possui atendimento especializado em diversas modalidades de ativos, como CDBs, LCIs, LCAs e Fundos de Previdência. O serviço permite que os clientes falem com assessores por telefone, e-mail e Whatsapp. “Assim que o cliente entra em contato, nossos assessores fazem um diagnóstico do perfil de risco, os objetivos de prazo, liquidez e rendimento. Assim, direcionamos para a modalidade de aplicação mais adequada para cada pessoa”, explica Murad. As corretoras vinculadas à SpaceMoney são a Órama, Genial Investimentos e XP Investimentos.

Assessoria de crédito

Por sem um market place, a SpaceMoney oferece assessoria de crédito. Nesse segmento, assim como a assessoria de investimentos, profissionais qualificados analisam a situação financeira do cliente e indicam qual é o tipo de crédito mais indicado para ele. “Atualmente, vemos que o crédito com garantia tem ajudado muitos de nossos clientes. Ele oferece a possibilidade de reduzir uma dívida maior e também passa mais segurança à instituição credora. Portanto, nós queremos oferecer as melhores taxas de crédito do mercado para nossos clientes e possibilitar que essa pessoa empreenda, quite suas dívidas ou compre um bem importante ”, explica Leonardo Ghianda, diretor comercial da SpaceMoney. As instituições vinculadas a SpaceMoney são Creditas, Pontte e Nexoos (especializada em empréstimos para pessoas jurídicas).

Assessoria de seguros

“Na minha visão, as pessoas ainda não entendem a importância dos seguros. Os seguros protegem as famílias e bens. Se uma família possui apenas uma pessoa provedora de recursos, o seguro possibilita que os membros da família consigam usufruir da renda e dos investimentos caso a provedora venha a falecer. Se não há seguro, os bens vão para o inventário que, geralmente, é muito demorado”, esclarece Ghianda. As empresas de seguros parceiras da SpaceMoney são Porto Seguro, Mafre, Icatu, Mongeral, SulAmérica e Tokio Marine.