quinta, 18 de abril de 2024
Investimentos propósito

4 investimentos que têm um propósito maior que o lucro

24 setembro 2020 - 16h44Por Redação SpaceMoney

O sistema financeiro pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar mudanças sociais e ambientais. Pensando nisso, cada vez mais pessoas se interessam por investimentos com propósito: assim, com seu dinheiro, podem também incentivar práticas por um mundo melhor. 

Se você é uma delas, conheça nesta SpaceDica algumas opções para investir e participar de mudanças positivas: 

1. Empresas ESG

As tão faladas companhias ESG são aquelas que incorporam critérios ambientais, sociais e de governança (environmental, social and governance, em inglês). A ideia é que empresas com esses valores estão em sintonia com práticas que se tornarão cada vez mais importantes no futuro, trazendo lucros e crescimento a longo prazo para seus acionistas. 

Para investir nesse tipo de companhia, há alguns caminhos: desde fundos de investimentos que as reúnem até índices -- como o recém-lançado pela B3 e S&P Dow Jones, que avalia as empresas pela pontuação ESG da S&PDJI com base na Avaliação de Sustentabilidade Corporativa.

2. Peer to peer lending

Esse tipo de transação incentiva diretamente o pequeno empreendedor, à medida que os conecta aqueles com necessidade de crédito a investidores. E facilitar crédito para esse tipo de empresa significa impactar diretamente a geração de empregos: segundo dados do Caged, as micro e pequenas empresas foram as líderes na criação de vagas no ano passado.

Além disso, você pode apoiar, com rentabilidade atrativa, negócios inovadores. Um exemplo disso é a captação da SpaceMoney na IOOU: com foco em democratização dos serviços financeiros e educação financeira, ao investir no plano de negócios da empresa você também conta com retorno bruto de 2,06% ao mês

3. Fundos de investimento de impacto

Esses produtos reúnem investidores para empresas e projetos de impacto social mensurável. Há diversos sistemas para medir essas ações, e, além da parte financeira tradicionalmente avaliada, os fundos de impacto acompanham também essas métricas. 

Apesar de nascente no Brasil, o mercado de fundos de impacto gere um capital de aproximadamente US$ 177 milhões, segundo pesquisa de 2014 da Aspen Network of Development Entrepreneurs.

4. Investimentos florestais

O desmatamento é apontado como um dos grandes agravantes do aquecimento global. O reflorestamento, uma medida interessante para tentar conter esse problema, também pode ser uma opção entre os investimentos com propósito.

As aplicações florestais destinam recursos para plantios de árvores de alto valor agregado, que podem ser usadas em construção civil ou manufatura de móveis. Com retornos interessantes, são uma opção para diversificar a carteira.