quarta, 01 de maio de 2024
Investimentos

IFIA: Genial Investimentos lança primeiro índice de Fiagros do Brasil

Iniciativa busca facilitar e impulsionar a negociação de papéis do setor no mercado de capitais nacional, com uma visão panorâmica e diária sobre o comportamento dos fundos

12 dezembro 2023 - 14h14Por Lucas de Andrade

De olho no crescimento da indústria do agronegócio no Brasil e no mercado financeiro, a Genial Investimentos lança o IFIA, primeiro índice destinado ao monitoramento dos Fundos de Investimento em Cadeias Agroindustriais (Fiagro) do país. 

A iniciativa busca facilitar e impulsionar a negociação de papéis do setor no mercado de capitais nacional, com uma visão panorâmica e diária sobre o comportamento dos fundos.

O índice vai ser atualizado em tempo real e pode ser acessado na página da Genial Investimentos na internet.

“O número de investidores em Fiagro cresce em ritmo acelerado. Segundo dados da B3, os fundos de investimento em cadeias agroindustriais ultrapassaram a marca de 300 mil investidores em junho, um crescimento de 344% em relação ao mesmo mês do ano passado”, diz Rodolfo Riechert, CEO da Genial Investimentos.

“Com o IFIA, apresentamos ao mercado um índice que democratiza as informações sobre esses ativos”, afirma.

A carteira teórica do IFIA foi composta por dezessete ativos, de um total de trinta e um ativos. Os critérios de composição são semelhantes aos do IFIX, de fundos imobiliários.

São selecionadas para compor o IFIA as cotas dos Fiagros que atendam cumulativamente aos seguintes critérios: índice de negociabilidade e presença em pregão de 95% nos últimos quatro meses, além de não ter cotas de fundos negociadas a menos de um real.

Serão excluídas da carteira as cotas dos Fiagros que deixarem de atender a qualquer um dos critérios de inclusão, ou que durante a vigência da carteira forem objeto de resgate total pelo fundo emissor.

Os pesos desses ativos na carteira são proporcionais ao número de cotas emitidas. A concentração máxima que cada Fiagro pode atingir no modelo chega a 20%.

“Com o IFIA, investidores podem acompanhar em tempo real o movimento da indústria dos Fiagros, assim como já ocorre com os fundos imobiliários no IFIX e as ações no Ibovespa. Esse setor segue em plena expansão e a parceria do mercado financeiro com o agro fomenta benefícios tanto para os investidores como para a economia nacional”, diz Felipe Villegas, estrategista de ações da Genial Investimentos e responsável pela formatação do índice.

 

IFIA supera IFIX

Com base nessa metodologia, a carteira teórica do IFIA acumula um desempenho superior ao IFIX nos últimos quatorze meses. De setembro de 2022 a outubro de 2023, o novo índice acumula uma valorização de 11,03%, ante 7,26% do IFIX.

 

A carteira teórica do IFIA:

  • - Kinea Crédito Agro FIAGRO-Imobiliário (KNCA11): 20%
  • - Itaú Asset Rural Fiagro Imobiliário (RURA11): 16,02%
  • - Valora Cra FI Cadeias Prod Agro FIAGRO Imobiliário (VGIA11): 10,63%
  • - FI nas Cadeias Prod Ag Riza Agro FIAGRO Imob (RZAG11): 8,90%
  • - FI Imobiliário BTG Pactual Agro Logística (BTAL11): 6,28%
  • - Vectis Datagro Crédito Agronegócio FIAGRO Imob (VCRA11): 5,98%
  • - Xp Cred Agri FI Cadeias Pro Agrid Imob Fiagro-imo (XPCA11): 5,97%
  • - BB FI Credito Fiagro Imobiliário Closed Fund (BBGO11): 4,98%
  • - FG/Agro FI Cad Prod Agroindustr Fiagro Imobiliário (FGAA11): 4,64%
  • - Suno Agro Fiagro (SNAG11): 4,50%
  • - AZ Quest Sole FI Nas Cadeias Prod do Agro Fiagro I (AAZQ11): 3,15%
  • - FI Imobiliário BTG Pactual Terras Agrícolas (BTRA11): 2,99%
  • - Ecoagro I FI Cadeias Prod Agroindust Fiagro Imobil (EGAF11): 2,67%
  • - Galápagos Recebíveis Imobiliários Fundo DE Investimento Imobiliário (GCRA11): 1,84%
  • - Devant FI Cad Prod Agroindustriais - Fiagro - Imob (DCRA11): 0,90%
  • - Capitania Agro Strategies Fiagro Imobiliário Closed Fund (CPTR11): 0,55%

 

Agronegócio movimenta economia nacional

De acordo com os dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), da Esalq/USP, e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o agronegócio pode responder por 24,4% do PIB brasileiro em 2023. E, com base nesse desempenho parcial, os pesquisadores projetam que o setor pode movimentar R$ 2,63 trilhões neste ano.

Por isso, 2023 tem sido apontado como o ano do agronegócio brasileiro. Dentro do mercado de capitais, esse movimento do campo foi acompanhado com mais atenção desde 2021, quando foram criados os Fiagros.

Com essa classe de investimentos, pessoas físicas e jurídicas têm acesso a fundos que investem diretamente neste setor. Dividendos contam com isenção de Imposto de Renda (IR)

Atualmente, estão registrados na B3 trinta e um Fiagros que, somados, possuem um patrimônio líquido de R$ 10,4 bilhões, cifra 43,00% maior do que a registrada no final de 2022.