domingo, 28 de abril de 2024
FIDCs

FIDCs: por que o mercado deve se atentar a essa categoria de investimentos?

Desde outubro do ano passado o produto deixou de ser exclusivo para investidores qualificados e pode ser investido por qualquer pessoa

14 março 2024 - 12h57Por Mari Galvão
FIDCsFIDCs - Crédito: Reprodução Capital Brazil Securitizadora

Os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios – ou FIDCs –, são ativos que têm chamado a atenção dos investidores, principalmente no segmento de renda fixa, diante do elevado patamar das taxas de juros. 

Desde outubro do ano passado, o produto deixou de ser exclusivo para investidores qualificados. Agora qualquer um pode investir em FIDCs.

O ativo é considerado um veículo de securitização caracterizado pela aquisição de direitos creditórios que são valores a receber representados por recebíveis, contratos de crédito ou promessas de pagamento.

Em evento de Renda Fixa da EQI nesta quinta-feira (14), Fernanda Sonoki, advogada do Vidigal Neto Advogados, afirmou que investir em FIDCs a gestão do ativo é um ponto forte. 

“O FIDC tem uma vantagem, porque ele conta com prestadores de serviços, que tem o dever de fidúcia com o investidor. Cada FIDC tem seu gestor. É um produto interessante por ter o apoio de um profissional na diversificação do investimento”, explica.