sábado, 27 de abril de 2024
Renda Fixa

FIDCs: por que esta pode ser uma boa opção de investimento em Renda Fixa?

Segundo o economista Volnei Eyng, a modalidade apresenta rendimento potencialmente mais elevado em comparação com outros ativos

04 janeiro 2024 - 12h47Por Redação SpaceMoney

Os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) podem ser considerados como uma opção atrativa dentro do universo de investimentos em renda fixa.

 

O economista e CEO da Multiplike, Volnei Eyng, listou alguns motivos pelos quais os FIDCs podem ser considerados entre os melhores:

  • Rentabilidade potencial: Os direitos creditórios representam dívidas de empresas, e o retorno está associado aos juros e ao desempenho dessas dívidas. Este fator pode gerar rentabilidade maior em relação a títulos públicos, por exemplo.

 

  • Diversificação de carteira: ao investir em FIDCs, o investidor pode adquirir uma diversificação adicional em sua carteira. Estes fundos podem abranger diferentes setores da economia e tipos de créditos, reduzindo a exposição a riscos específicos.

 

  • Ativos do mundo real: muitos FIDCs investem em ativos do mundo real, como recebíveis de empresas. Essa característica vincula o desempenho do fundo à atividade econômica e ao sucesso das empresas financiadas, o que pode ser atrativo para investidores que desejam se beneficiar do crescimento econômico.

 

  • Gestão profissional: FIDCs são geridos por profissionais do mercado financeiro. A gestão especializada pode ser vista como uma vantagem, pois os gestores têm a responsabilidade de tomar decisões informadas sobre alocação de ativos, seleção de direitos creditórios e gestão de riscos.

 

  • Acesso a diferentes classes de ativos: FIDCs podem investir em uma variedade de classes de ativos, como créditos comerciais, agrícolas, imobiliários, entre outros. Essa diversidade proporciona aos investidores a oportunidade de acessar diferentes setores da economia por meio de um único veículo de investimento.

Apesar das vantagens, este ativo também apresenta riscos e cada investidor deve avaliar as características de um fundo específico antes de decidir investir. O desempenho passado não garante resultados futuros e a diversificação não elimina todos os riscos.