sexta, 03 de maio de 2024
Criptomoedas

Rupia digital da Índia atinge marco de 1 milhão de transações, mas com ajuda de bancos

Bancos estatais e privados depositam salários de funcionários em carteiras CBDC

04 janeiro 2024 - 15h04Por Redação SpaceMoney
Bandeira da ÍndiaBandeira da Índia - Crédito: Reprodução

A moeda digital do banco central da Índia, a rupia digital, atingiu um marco de um milhão de transações em um dia em 27 de dezembro de 2023. No entanto, a marca foi alcançada depois que alguns bancos estatais e do setor privado depositaram os salários e benefícios de seus funcionários em suas carteiras CBDC no mês passado.

A CoinDesk recebeu uma carta datada de 29 de dezembro do governador do Banco da Reserva da Índia (RBI), Shaktikanta Das, que disse que o uso da rupia eletrônica “excedeu a marca de 1 milhão de transações em um dia em 27 de dezembro de 2023.” Um banco participante no piloto da e-rúpia disse que foi incentivado a usar o CBDC para depositar fundos e benefícios dos funcionários, em vez da moeda fiduciária existente.

O recorde de 1 milhão de transações com a CBDC russa, a e-rúpia, foi realizado quando os bancos seguiram essa recomendação.  Os bancos participantes incluíam o HDFC Bank, o Kotak Mahindra Bank, o Axis Bank, o Canara Bank e o IDFC First Bank. Outro relatório disse que o Union Bank of India, um banco estatal, também estava envolvido.

Um sindicato de funcionários bancários está descontente com a medida do governo indiano de incentivar os bancos a depositarem os salários e benefícios dos funcionários em carteiras CBDC. O sindicato argumenta que a administração não pode obrigar os funcionários a usar a carteira.

Outro grupo de funcionários bancários é mais favorável à medida. Um representante do grupo disse que não há problema em os bancos oferecerem serviços de CBDC aos funcionários, pois isso ajudará a aumentar as transações e promover a CBDC.