terça, 30 de abril de 2024
Criptomoedas

Hong Kong avança em testes de moeda digital com foco em programabilidade e tokenização

HKMA ainda não confirmou a implementação da CBDC

14 março 2024 - 18h06Por Redação SpaceMoney

A Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) deu início à segunda fase do seu programa piloto de moeda digital do banco central (CBDC), o e-HKD. A nova etapa se concentrará em explorar o valor agregado do e-HKD por meio de programabilidade, liquidação atômica e tokenização. 

A fase 2 também irá "explorar novos casos de uso que não foram abordados na fase anterior", de acordo com o comunicado da HKMA desta quinta-feira (14). Um sandbox aprimorado, aproveitando o sandbox de CBDC de atacado (wCBDC) do Projeto Ensemble, apoiará o desenvolvimento e teste de casos de uso por participantes do piloto.  

A iniciativa também visa “facilitar o estudo da interoperabilidade e liquidação interbancária entre o e-HKD e outras formas de dinheiro tokenizado”. Ainda não há uma decisão definitiva sobre a implementação de um CBDC em Hong Kong.  

MicroStrategy anuncia nova oferta de US$ 500 milhões para comprar mais Bitcoin (BTC)

A HKMA continuará suas pesquisas para avaliar como os CBDCs podem interagir em um "futuro cenário monetário digital". Organizações interessadas em participar da segunda fase do piloto e-HKD podem se candidatar até meados de maio. A HKMA também manterá o diálogo com as partes interessadas locais e internacionais sobre o desenvolvimento dos CBDCs. 

Na semana passada, Hong Kong anunciou o Projeto Ensemble, que utiliza um sandbox para testar casos de uso de tokenização, como créditos de carbono e gestão de tesouraria. No final de outubro de 2023, a HKMA concluiu a primeira fase do piloto e-HKD, que concluiu que o CBDC poderia "melhorar a proteção dos clientes e promover a confiança" entre empresas e consumidores através de contratos inteligentes.