terça, 30 de abril de 2024
Criptomoedas

Câmara aprova urgência para projeto que protege criptomoedas dos usuários em exchanges

Resolução garante segregação patrimonial que protege criptoativos dos usuários

28 fevereiro 2024 - 14h32Por Redação SpaceMoney

A Câmara dos Deputados do Brasil aprovou na terça-feira (27) o regime de urgência para o Projeto de Lei (PL) 4932/23, que impõe a segregação patrimonial a exchanges de criptomoedas no país. A proposta, elaborada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras, visa proteger os investimentos em criptoativos.  

O projeto determina que as criptomoedas dos usuários das exchanges sejam consideradas um patrimônio separado do da empresa.  O texto diz que esses ativos “não respondem direta ou indiretamente por nenhuma obrigação do prestador de serviço de ativos virtuais nem podem ser objeto de arresto, sequestro, busca e apreensão ou qualquer outro ato de constrição judicial em função de débitos de responsabilidade do prestador de serviço de ativos virtuais”. 

TSE regulamenta IA para eleições municipais de 2024

A proposta também proíbe a oferta e negociação de derivativos de criptomoedas sem autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e estabelece regras para a relação entre exchanges e o sistema financeiro nacional. 

A CPI das Pirâmides Financeiras identificou que algumas exchanges utilizam o modelo de conta-ônibus, em que o dinheiro de todos os investidores é depositado em uma única conta. Essa prática dificulta a prevenção à lavagem de dinheiro e coloca em risco os investimentos dos usuários.