segunda, 29 de abril de 2024
Ações

Vale (VALE3) afirma haver apuração sobre possível influência política no processo de sucessão

Companhia se posicionou, após conselheiro afirmar que não havia nenhum processo em aberto para investigação

08 abril 2024 - 10h22Por José Chacon

A Vale (VALE3) esclareceu nesta segunda-feira (8), que há uma apuração em curso para elucidar as afirmações do ex-conselheiro da mineradora, José Luciano Penido, no momento de sua renúncia à posição de membro do conselho de administração, ocorrida em 11 de março de 2024. Na ocasião, Penido afirmou que estava deixando a companhia por causa de uma “evidente e nefasta influência política” no processo de sucessão da empresa.

Segundo a Vale, essa apuração é conduzida pelo Chief Compliance Officer da companhia e sua existência é de conhecimento do conselho de administração da Vale. Uma vez concluídos os trabalhos de apuração previsto, a empresa divulgará resultados materiais de forma transparente ao mercado.

Esse posicionamento da mineradora surge após uma entrevista concedida por Marcelo Gasparino, conselheiro da Vale e outras empresas, ir ao ar pelo O Globo, no último domingo. Gasparino afirmou que não havia nenhuma apuração do caso em curso. 

Na entrevista, o conselheiro comentou a fala de Penido, ao dizer: "Não tem nada disso. Mas ele colocou de forma tão genérica que, agora, até quem for conduzir o processo de seleção já está sujeito a uma exposição de imagem, porque segundo ele vai ter interferência política. O que ele fez, no meu ponto de vista, foi tentar dar uma satisfação para um público que não sei qual é, mas fez acusações muito fortes e que vão ter que ser apuradas".

Tags: Vale, Vale3