segunda, 27 de maio de 2024
Empresas

Tesla (TSLA34) fica para trás e BYD se torna maior vendedora de carros elétricos do mundo

Chinesa entregou 526 mil carros totalmente elétricos no quarto trimestre de 2023, enquanto a americana somou 432 mil veículos no período

03 janeiro 2024 - 10h41Por José Chacon
Recarga de carros elétricosRecarga de carros elétricos - Crédito: Foto: Reuters, de Vincent Kessler

A chinesa BYD superou a americana Tesla e se tornou a maior fabricante de veículos elétricos do mundo. Isso porque, a companhia chinesa chegou a entregar 526 mil carros totalmente elétricos no quarto trimestre de 2023, enquanto a americana somou 432 mil veículos no período.

A princípio, as vendas da BYD foram impulsionadas principalmente por sua gama muito mais ampla de modelos mais baratos na China.

Por sua vez, a Tesla superou a meta de entregar 1,8 milhão de carros elétricos no ano. Mas não atingiu a meta otimista que Elon Musk previa há 12 meses.

O CEO chegou a dizer para analistas que a fabricante tinha o potencial de produzir 2 milhões de veículos por ano. No entanto, nem mesmo uma série de cortes de preços conseguiu estimular a demanda suficiente para sustentar essa produção.

Mesmo que esteja em segundo lugar, a Tesla gera mais receita e lucro do que a BYD, pois vende veículos com preços muito mais altos e depende apenas de dois modelos para a maior parte de suas vendas.

Tags: BYD, Tesla, TSLA34