sábado, 27 de abril de 2024
Ações

Sabesp (SBSP3): Fitch atribui rating AAA(bra) à proposta de 31ª emissão de debêntures

Recursos serão utilizados para refinanciamento de dívida, recomposição e reforço de caixa

29 janeiro 2024 - 13h42Por Lucas de Andrade
Reservatório CantareiraReservatório Cantareira - Crédito: Sabesp

Nesta segunda-feira, 29 de janeiro, a agência de classificação de risco Fitch Ratings atribuiu o rating nacional de longo prazo ‘AAA(bra)’ à proposta de 31ª emissão de debêntures quirografárias da Sabesp (SBSP3).

A operação vai totalizar de R$ 2,5 bilhões a R$ 3,0 bilhões, em três séries, com vencimento final em dez anos. Os recursos serão utilizados para refinanciamento de dívida, recomposição e reforço de caixa.

A Fitch já classifica a Sabesp com IDRs (Issuer Default Ratings – Ratings de Inadimplência do Emissor) em moeda estrangeira e moeda local ‘BB+’ e rating nacional de longo prazo ‘AAA(bra)’.

A perspectiva dos ratings corporativos foi definida como estável.

De acordo com a agência, os ratings refletem os sólidos fundamentos do setor de saneamento básico no Brasil, bem como o forte perfil de negócios e financeiro da Sabesp.

A Fitch acredita que a empresa vai manter a alavancagem líquida conservadora e robusta liquidez, apesar da previsão de fluxos de caixa livre (FCFs) negativos.

A análise considera a exposição da Sabesp a seu acionista majoritário, o Estado de São Paulo (BB/Estável).

A metodologia da Fitch permite que o IDR em Moeda Local da Sabesp fique até dois graus acima do rating do controlador. Logo, a qualidade de crédito de São Paulo não restringe a classificação da companhia de saneamento.