terça, 30 de abril de 2024
Empresas

Rumo (RAIL3) anuncia novo terminal portuário no Porto de Santos, com investimentos de R$ 2,5 bi

Operação visa capacidade para movimentar até 12,5 milhões de toneladas anuais

25 março 2024 - 18h37Por Mari Galvão

Nesta segunda-feira (25), a Rumo (RAIL3) informou que celebrou acordo vinculante com a Embraport (da DP World) – Empresa Brasileira de Terminais Portuários – para implementação de um novo terminal portuário para elevação de grãos e fertilizantes no Porto de Santos.

A localização do Terminal será na margem esquerda do canal do Porto de Santos, fora da área portuária pública, com capacidade para movimentar até 12,5 milhões de toneladas anuais, sendo 9 milhões de toneladas de grãos e 3,5 milhões de toneladas de fertilizantes.

O acordo prevê 30 anos de operação e a DP World ficará responsável pelas operações e serviços portuários. A companhia disponibilizará parte da sua área autorizada para o novo Terminal.

O investimento estimado para construção do Terminal é de R$ 2,5 bilhões e será financiado com empréstimos, além da possibilidade de potenciais parcerias estratégicas ao longo do curso de implementação do projeto.

Já o início da construção está condicionado ao cumprimento das condições usuais para este tipo de operação, incluindo licenciamento e aprovações legais/regulatórias. 

Após o cumprimento de todas as condições precedentes, a Rumo estima o período de 30 meses para construção.

 

Potencialize seu portfólio com análises precisas da Ipê Avaliações. Confie na líder em avaliação de ativos do Brasil!

Tags: RAIL3, Rumo