Na última quinta-feira (20), a Fitch Ratings afirmou os IDRs (Issuer Default Ratings – Ratings de Inadimplência do Emissor) de longo prazo em moedas estrangeira e local BBB da Raízen (RAIZ4) e da Raízen Energia S.A., bem como o rating BBB das notas seniores sem garantias, com vencimento em 2027, e das notas verdes, com vencimento em 2034 e 2054, da Raízen Fuels Finance S.A..
Ao mesmo tempo, a agência afirmou o rating nacional de longo prazo AAA(bra) da Raízen e da quarta e da quinta emissão de debêntures quirografárias da Raízen Energia S.A., garantidas pela Raízen S.A., com perspectiva estável.
A agência de classificação de risco também atribuiu rating AAA(bra) à proposta de segunda emissão de debêntures seniores, sem garantia, da Raízen S.A., que vai totalizar R$ 1 bilhão e terá vencimento final em 2031.
A transação vai ser garantida pela Raízen Energia S.A..
Os recursos da emissão devem ser usados para propósitos corporativos gerais.
De acordo com a Fitch, os ratings refletem as fortes posições de mercado da Raízen, maior empresa do setor sucroenergético e segunda maior distribuidora de combustíveis do Brasil, que traçou uma estratégia de crescimento qualitativo por meio de investimentos em energia renovável e acesso a clientes finais.
A importância da empresa para seus controladores, seu comprometimento com a manutenção de liquidez robusta, indicadores de crédito conservadores e ampla flexibilidade financeira, como a geração relevante de EBITDA, a posição de caixa e o acesso a linhas de crédito no exterior não sacadas em moeda forte, continuam como os principais fundamentos do rating.