quinta, 13 de junho de 2024
Ações

Petrobras (PETR3)(PETR4) planeja gerar energia com correntes marítimas da Margem Equatorial

Estatal estuda instalar turbina na faixa oceânica

20 maio 2024 - 11h49Por Redação SpaceMoney
PetrobrasPetrobras - Crédito: Agência Petrobras/Stéferson Faria

A Petrobras (PETR3)(PETR4) estuda a possibilidade de gerar energia a partir das correntes marinhas, com a instalação de grandes turbinas submersas na faixa oceânica, Margem Equatorial, localizada entre o Amapá e o Rio Grande do Norte, segundo apurou o site NeoFeed.

De acordo com o veículo, a estatal deu início a estudos para avaliar o “potencial de aproveitamento das correntes marinhas oceânicas na costa norte do Brasil, para geração elétrica”.

A iniciativa, que deve incluir a contratação de pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), pretende fazer uma análise das tecnologias disponíveis para instalação dos equipamentos na região. Recursos financeiros já foram reservados para esta etapa inicial de levantamento de dados e tecnologias.

Sobretudo, essas aplicações são raras no mundo. A extração de energia a partir das correntes marinhas se baseia na instalação de turbinas subaquáticas, que aproveitam a movimentação oceânicas para mover suas pás e, assim, gerar energia.

Defensores desse tipo de sistema afirmam que, por ter a característica de envolver movimento constante de marés e correntes, essa geração envolve baixa emissão de gases de efeito estufa.

As informações são do NeoFeed.