A agência de classificação de risco Fitch Ratings reafirmou Oncoclínicas (ONCO3) em AA(bra), com uma perspectiva estável.
A nota reflete a posição de liderança da empresa no mercado brasileiro de oncologia, caracterizado por uma demanda resiliente e promissor potencial de crescimento no longo prazo, de acordo com os analistas.
De acordo com a Fitch, o rating incorpora ainda as margens operacionais, que são consideradas adequadas em relação à média da indústria, além de uma intensidade de capital moderada e uma estratégia de crescimento que inclui um forte componente de aquisições.
Nos últimos três anos, a empresa enfrentou significativas necessidades de capital de giro e despesas com juros, o que tem pressionado a geração de fluxo de caixa operacional.
No entanto, analistas acreditam que a Oncoclínicas está bem posicionada para gerar caixa a partir de 2025.
A perspectiva estável da classificação se baseia no fortalecimento do perfil de crédito da empresa e na melhoria imediata de sua estrutura de capital, impulsionada por um aporte financeiro de R$ 1,5 bilhão realizado em maio, que mitigou a alavancagem da companhia.