sexta, 24 de maio de 2024
Ações

IBOVESPA HOJE - Transição na Petrobras (PETR3)(PETR4); desoneração da folha de pagamentos

Confira os fatores que influenciam o principal índice acionário da Bolsa nesta quinta-feira (16)

16 maio 2024 - 17h19Por Redação SpaceMoney
B3B3 - Crédito: Paulo Whitaker, para a agência Reuters

Nesta quinta-feira (16), o mercado financeiro local observa os desdobramentos da indicação de Magda Chambriard à presidência da Petrobras (PETR3)(PETR4), com expectativa que a companhia tente frear a queda recente de seu valor de mercado após anunciar a saída de Jean Paul Prates de sua presidência.

Na última quarta-feira (15), a estatal perdeu R$ 35,5 bilhões.

 

O Ibovespa (IBOV), principal índice acionário da B3, a Bolsa brasileira, encerrou esta quinta-feira, 16 de maio, em alta de 0,20%, aos 128.282 pontos.

 

ATUALIZAÇÕES:

  • - 10:08: Ibovespa: +0,70%, aos 128.921,71 pontos.

 

Brasil

Confira a agenda econômica do Brasil nesta quinta-feira (16):

  • -     8:00: Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S), a ser divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV);
  • -     8:00: Índice Geral de Preços - 10 (IGP-10), a ser divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV);
  • -     8:00: Indicador de Comércio Exterior (ICOMEX) referente ao mês de abril, pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV);
  • -   10:15: Monitor do Produto Interno Bruto (PIB) referente ao mês de março, pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

ICOMEX: O saldo da balança comercial em abril foi de US$ 9,0 bilhões, um bilhão a mais do que em abril de 2023, apontou o Indicador de Comércio Exterior (ICOMEX), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

IGP-10: O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) subiu 1,08 no mês de maio após uma sequência de três meses de deflação. O indicador acumula alta de 0,34% no ano e queda de 1,27% em doze meses.

 

IPC-S: O IPC-S subiu 0,45% na 2ª leitura de maio. Índice acumula alta de 3,23% em doze meses.
 

 

Confira outros fatores que movimentam o Ibovespa (IBOV) nesta quinta-feira (16):

 

Petrobras (PETR3)(PETR4)

i. O diretor mais ligado a Jean Paul Prates já caiu ontem, com a saída de Sergio Caetano Leite (Finanças).

Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, apurou que ainda podem fazer parte da lista de exonerados mais dois nomes pelo menos: Joelson Mendes (Exploração e Produção) e Carlos Travasso (Engenharia, Tecnologia e Inovação).

Quanto a Maurício Tolmasquim, de Sustentabilidade e Transição Energética, seu destino ainda não foi definido, mas, nos corredores da empresa, prevalece a percepção de que “entrega pouco” e pode ter o mesmo destino do ex-senador Jean Paul Prates (PT-RN).

Magda Chambriard chega à empresa com a missão de acelerar os investimentos, depois de a lentidão da entrega de projetos ter custado o emprego de Prates, que passou a gestão em rixa com o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira (PSD-MG).

 

ii. Em relação aos dividendos, o advogado Leonardo Antonelli, ex-conselheiro da Petrobras (PETR3)(PETR4) entre os anos de 2020 e 2021 e assessor de alguns dos maiores acionistas minoritários da empresa, não acredita em surpresas negativas.

“Fernando Haddad tem participado mais ativamente das discussões e interessa à Fazenda a manutenção do pagamento dos dividendos”, disse, com a observação de que a petroleira respeita a política de 45% do fluxo de caixa livre.

 

iii. A empresa esclareceu os próximos passos da sucessão no comando e confirmou que o nome de Magda Chambriard não tem de ser submetido a assembleia-geral, já que a eleição para presidente compete apenas ao conselho de administração.

A análise da indicação passa primeiro pelos Recursos Humanos (RH) e Comitê de Pessoas (COPE), em um processo que se estende por até quinze dias.

As informações são do site Bom Dia Mercado.

 

Desoneração da folha de pagamentos

O acordo em torno da desoneração da folha de pagamentos vai ser levado adiante pelo Congresso Nacional por um projeto de lei (PL) protocolado ontem pelo líder do União Brasil (UB), o senador Efraim Filho (União Brasil - PB), e não mais via Supremo Tribunal Federal (STF).

Líder do governo no Senado Federal, Jaques Wagner deve ser o relator da proposta e se dispôs a apresentar seu parecer assim que Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal, colocar o PL em pauta.

Efraim pediu para o projeto ser votado ainda nesta quinta-feira (16) no Senado Federal.

O político conversou com Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, para que a proposta tenha prioridade na Casa, de modo a ser aprovada até a próxima segunda-feira (20), data a partir da qual as empresas de dezessete setores teriam de recolher a alíquota maior sobre a folha.

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu ao ministro do Supremo Cristiano Zanin que suspenda por sessenta dias os efeitos da liminar que derrubou a desoneração, caso o projeto de lei (PL) que contempla o acordo entre o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Congresso Nacional não passe até segunda-feira.

Na semana passada, Fernando Haddad e Rodrigo Pacheco anunciaram o acordo que mantém a desoneração neste ano para os setores e aplica a reoneração de forma gradual a partir de 2025.

A saída política dispensa a via judicial.

As informações são do site Bom Dia Mercado.

 

No exterior...

EUA

Confira a agenda econômica dos Estados Unidos da América (EUA) nesta quinta-feira (16):

  • -     9:30: Índice de Atividades do Federal Reserve (Fed), o Banco Central norte-americano, da filial da Filadélfia referente ao mês de maio;
  • -     9:30: Volume de pedidos semanais de auxílio-desemprego;
  • -   10:15: Produção industrial (abril).

 

Produção industrial: A produção industrial em abril ficou estável em relação ao mês anterior. O mercado financeiro aguardava uma alta de 0,1% no quarto mês do ano.
 

Seguro-desemprego: Os novos pedidos de seguro-desemprego caíram a 222 mil na semana encerrada em 11 de maio, informou o Departamento de Trabalho local, acima das expectativas do mercado financeiro (220 mil).

 

Ásia

China 

Agenda:

  • -   23:00: Investimento em ativos fixos (abril);
  • -   23:00: Produção industrial (abril);
  • -   23:00: Taxa de desemprego (abril);
  • -   23:00: Vendas no varejo (abril).