segunda, 17 de junho de 2024
Ações

IBOVESPA HOJE - Boletim Focus; desoneração da folha de pagamentos; Mover; reforma tributária

Confira os fatores que influenciam o principal índice acionário da Bolsa nesta segunda-feira (10)

10 junho 2024 - 17h25Por Redação SpaceMoney
B3B3 - Crédito: Paulo Whitaker, para a agência Reuters

ATUALIZAÇÕES:

  • - 14:38: Ibovespa: +0,18%, aos 120.987 pontos. 
  • - 10:08: Ibovespa: -0,15%, aos 120.585,87 pontos.

 

O principal índice acionário da B3, a Bolsa brasileira, encerrou esta segunda-feira (10) em alta de 0,06%, aos 120.841 pontos.

 

Nesta segunda-feira (10), o mercado financeiro local monitora a divulgação do Boletim Focus, relatório que contém projeções para o IPCA (Inflação), PIB (crescimento), Selic (juros) e câmbio (dólar), divulgado pelo Banco Central (BC), às 8:25.

Além disso, às 15:00, sai a balança comercial da semana.

 

Confira outros fatores que movimentam o Ibovespa (IBOV) nesta segunda-feira (10):

Desoneração da folha de pagamentos

 

Em meio à enxurrada de críticas do setor produtivo e frentes parlamentares à MP que limita o uso de créditos do PIS/Cofins, o governo aceita negociar meio-termo, mas não abre mão de compensar a desoneração.

Segundo a Folha de S.Paulo, ainda não há uma definição sobre quais seriam as alternativas possíveis, mas o time de Haddad já abriu o diálogo com lideranças setoriais e do Congresso e deve intensificar as conversas nas próximas semanas.

Na última sexta-feira (7), o ministro disse que a resistência à MP é fruto do “calor do momento” e se dissipará com a compreensão. Ele garantiu que a indústria não será afetada e que houve “muito mal-entendido” sobre o impacto da medida.

Fernando Haddad (PT) afirmou que o gasto tributário com o uso da ferramenta de créditos do PIS/Cofins disparou quase 300% nos últimos três anos e o governo federal precisa corrigir neste momento o que considera uma distorção tributária.

Durante participação no final de semana no fórum da Esfera, no Guarujá (SP), o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, disse que não é possível compensar o impacto da desoneração da folha apenas com corte de gastos.

Ele afirmou que a pasta está aberta à discussão de alternativas, mas ponderou que não há muitas opções à vista.… No Senado, pressionado pela bancada do agro a devolver a MP, Pacheco se reúne hoje com consultores da Casa.

As informações são do site Bom Dia Mercado.

 

Mover

Na volta do texto à Câmara, o relator, deputado Átila Lira (PP), espera votar a proposta já amanhã (terça-feira, 11). Ele manterá fora do seu parecer a exigência de conteúdo local para a produção e exploração de petróleo e gás.

O jabuti havia sido aprovado pela Câmara, mas caiu no Senado. Porém, o deputado Áureo Ribeiro (Solidariedade), líder do maior bloco partidário da Casa, deve apresentar um destaque no plenário para retomar o dispositivo.

As informações são do site Bom Dia Mercado.

 

Reforma tributária

 

Haddad terá amanhã uma primeira reunião com os integrantes do grupo de trabalho da Câmara para regulamentação do texto. A ideia dos membros é entregar um parecer em quatro semanas.

O ministro da Fazenda assumiu o papel de negociador da proposta junto à Câmara, depois de deputados rejeitarem a interlocução de Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais), desafeto de Arthur Lira (Progressistas).

Segundo relatos, o presidente da Câmara tem cobrado a aprovação do texto antes do recesso (18/7).

As informações são do site Bom Dia Mercado.

 

Ainda nesta semana...

  • Terça-feira (11), sai a primeira prévia de junho do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), conhecido como a inflação do aluguel, e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio.

No exterior, o foco é na China, que divulga os resultados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e do Índice de Preços ao Produtor (PPI).

  • Na quarta-feira (12), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga a Pesquisa Mensal de Serviços de abril. Além disso, também saem os números do Índice de Confiança do Empresário Industrial – ICEI de junho.

Já na Alemanha e nos Estados Unidos da América (EUA), será publicado o IPC de maio. Ainda nos EUA, o Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano) anunciará a decisão para a política monetária.

  • Na quinta-feira (13), no Brasil, o IBGE lança a Pesquisa Mensal de Comércio de abril.

Já na Zona do Euro, tem os dados relacionados à produção industrial do mesmo mês.

Nos EUA, é apresentado os pedidos de auxílio-desemprego semanal e o PPI de maio.

  • Já na sexta-feira (14), será divulgada a Pesquisa Industrial Mensal – Regional de abril.

Na Zona do Euro e referente ao mesmo mês, sai a balança comercial.

Nos EUA, será publicado o Índice de confiança da Universidade de Michigan (preliminar) de junho.

Na Ásia, o Banco Central do Japão vai anunciar a decisão de política monetária.