sábado, 27 de abril de 2024
Ações

IBOVESPA HOJE - Balanços de Pague Menos (PGMN3) e Vibra (VBBR3); Petrobras (PETR4) na mira; e +

Confira os fatores que influenciam o principal índice acionário da Bolsa nesta segunda-feira (4)

04 março 2024 - 18h18Por Redação SpaceMoney
B3B3 - Crédito: Paulo Whitaker, para a agência Reuters

Nesta segunda-feira (4), a temporada de balanços do quarto trimestre prossegue e duas gigantes do Ibovespa como Pague Menos (PGMN3) e Vibra (VBBR3) revelarão os seus resultados após o fechamento dos mercados. MetalFrio (FRIO3) e Technos (TECN3) também informarão seus números.

Com uma agenda de indicadores econômicos mais fracos nesse início de semana, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do Município de São Paulo, medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), o IPC-Fipe, variou 0,46% na 4ª quadrissemana de fevereiro de 2024

 

ATUALIZAÇÕES:

Nesta segunda-feira (4), o Ibovespa encerrou em queda de 0,65%, aos 128.340,54 pontos. 

 

  • 16:30: O Ibovespa recuava 0,59%, aos 128.413 pontos. 
  • 13:00: O Ibovespa caía 0,62%, aos 128.382,55 pontos, de olho no exterior e com pesos de B3 (B3SA3) e Vale (VALE3).
  • 10:14: O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a Bolsa brasileira, abriu em alta de 0,10%, aos 129,3 mil pontos.
  • 9:00: Nesta segunda-feira, o Ibovespa futuro abriu em alta de 0,13%, aos 130.675 pontos. O índice fechou em queda de 0,21%, aos 130.500 pontos, na última sexta-feira (1).

 

 

Confira outros fatores que movimentam o Ibovespa hoje:

 

Petrobras (PETR3)(PETR4)

A imprensa veiculou uma notícia sobre a abertura de investigação para apurar denúncias de irregularidades no contrato firmado entre a Petrobras (PETR3)(PETR4) e a Unigel, que poderiam afetar o cronograma do balanço.

Contudo, a estatal garantiu que o calendário de divulgação foi mantido e negou que KPMG tenha sido contratada para auditoria e recomendado que dois diretores sejam afastados da certificação das demonstrações financeiras.

De acordo com informações do blog do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o processo foi um desdobramento do pedido de investigação do Tribunal de Contas da União (TCU) que apontou indícios de irregularidade e prejuízo potencial de R$ 487,10 milhões para a petroleira.

O caso diz respeito ao contrato de industrialização por encomenda (“tolling”) de fertilizantes firmado pela estatal em dezembro com a Unigel.

De acordo com a Petrobras, a celebração do contrato respeitou o sistema de governança.

As informações são do blog do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

As informações são do site Bom Dia Mercado.

 

Campos Neto em entrevista à Folha de S.Paulo

Roberto Campos Neto (RCN), presidente do Banco Central (BC), manifestou, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo no final de semana, otimismo de que o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reúne condições de entregar um déficit menor do que a projeção do mercado - 0,70% a 0,80% do Produto Interno Bruto (PIB).

Sobre o PIB, disse que o BC tem estimativa de 1,70% no ano e que um crescimento “muito grande” afetaria o processo inflacionário.

Ele reiterou que acompanha de perto a inflação de serviços e o efeito de salários.

Disse ainda não ser possível projetar a taxa básica de juros Selic terminal.

Algumas casas já especulam que o Banco Central (BC) possa remover do comunicado de política monetária deste mês o uso do plural empregado para sinalizar a continuidade do ritmo de cortes, e, com isso, lançar dúvidas sobre maio e junho.

As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

As informações são do site Bom Dia Mercado.

 

No exterior...

EUA

O presidente do Federal Reserve (Fed) da Filadélfia, Patrick Harker, discursa às 13:00.

 

Ásia

China - Nesta segunda-feira à noite, a partir das 22:45, agentes e analistas do mercado financeiro digerem o PMI (sigla em inglês para Índice de Gerentes de Compras) composto relativo ao mês de fevereiro e mensurado pelo setor privado.

 

Japão - No país, à noite, serão informados o PMI (sigla em inglês para Índice de Gerentes de Compras) do setor de serviços, relativo ao mês de fevereiro, e o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de Tóquio.

 

Europa

Reino Unido - Às 21:00, o BRC informa o volume de vendas do setor de varejo.

 

Commodities

Petróleo - A agência Bloomberg informou, no último domingo (3), que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) decidram estender os cortes na produção, de 2 milhões de BPD, com prazo ao fim do segundo trimestre.

A Rússia anunciou que vai restringir a oferta em 471.000 BPD no período, em coordenação com a Opep.