quinta, 02 de maio de 2024
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Gol (GOLL4) pede mais US$ 1 bilhão a credores para reparos em aeronaves, diz site

Companhia possui atualmente pelo menos 20 de sua frota de 140 aviões paralisadas devido a motores que precisam de conserto

04 março 2024 - 07h56Por Redação SpaceMoney
GolGol - Crédito: Gol/Divulgação

A Gol (GOLL4), que está em recuperação judicial nos Estados Unidos pelo Chapter 11, está pedindo novo montante aos arrendadores de seus aviões para ajudar a financiar reparos nos motores dessas aeronaves, segundo fontes do Bloomberg News.

A empresa tem atualmente pelo menos 20 de sua frota de 140 aeronaves paralisadas devido a motores que precisam de conserto, disseram as pessoas, que pediram anonimato porque as discussões são confidenciais.

A conta para a revisão dos motores dos aviões parados, bem como de outras aeronaves de sua frota, é estimada em cerca de US$ 1 bilhão em três anos, disse as fontes.

A companhia aérea brasileira entrou com pedido equivalenet à recuperação judicial em Nova York no final do janeiro, em uma tentativa de reorganizar sua dívida.

Em dezembro de 2023, a Gol tinha US$ 8,3 bilhões em passivos totais e US$ 4,2 bilhões em dívidas financeiras, incluindo obrigações de leasing, dos quais US$ 2,1 bilhões possuem garantias, de acordo com a Moody’s.

Parte da reforma nas aeronaves será financiada por meio de um empréstimo na modalidade DIP (debtor-in-possession), no valor de US$ 950 milhões, ao mesmo tempo em que a Gol busca ajuda dos arrendadores para pagar a maior parte da conta, disseram as pessoas.

A empresa também está pedindo aos arrendadores que concordem em trocar dívida antiga por capital, conforme o veículo.

As negociações ainda estão em seus estágios iniciais, mas os arrendadores estão inclinados a trabalhar com a Gol, pois enfrentam a perspectiva de terem que pagar sozinhos por toda a reforma e não receber o dinheiro investido de volta, disseram as fontes ao Bloomberg.

Os juízes da recuperação judicial também podem estar inclinados a não permitir o retorno de aeronaves mais novas e operacionais, uma vez que a Gol precisaria delas para a sua reestruturação.

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