quinta, 02 de maio de 2024
Ações

Eztec (EZTC3): como a piora do crédito habitacional afeta a empresa?

As instituições financeiras esperam que o custo e a disponibilidade de recursos para o segmento tenham desempenho "bastante negativo" no primeiro trimestre de 2024

16 fevereiro 2024 - 16h00Por Redação SpaceMoney

As instituições financeiras esperam que o custo e a disponibilidade de recursos para o crédito habitacional tenham desempenho “bastante negativo” no primeiro trimestre de 2024. 

A Pesquisa Trimestral de Condições de Crédito (PTC), do Banco Central (BC), mostrou esta percepção.

No documento, o BC afirma que, “de forma geral, houve melhora ou manutenção da percepção dos fatores de oferta” do crédito habitacional no último trimestre de 2023, na comparação com os três meses anteriores. Foi registrada inclusive “avaliação menos negativa sobre o custo/disponibilidade de funding”.

“Contudo, espera-se que este último seja fator bastante negativo [no primeiro trimestre de 2024]”, afirma a autoridade monetária.

Para a Ativa Investimentos, a notícia é ruim para as empresas do setor de construção civil de Médio e Alto Padrão (MAP).

"Confirmando as nossas perspectivas expostas na revisão de construção civil, mesmo com o atual ciclo de queda da Selic, as taxas de empréstimo do crédito imobiliário devem se manter altas por um efeito mix, o que também resulta em menores concessões quando somamos a isso uma carteira de crédito imobiliária ainda bastante robusta", afirma a casa.

A Ativa afirmou ainda que a notícia é negativa para EzTec (EZTC3). No entanto, as projeções já apontavam para esse cenário, onde o valuation da empresa já incorpora uma demanda mais fraca e um funding mais caro.

Tags: EZTC3, Eztec