quinta, 02 de maio de 2024
Ações

Eletrobras (ELET3)(ELET6) pode realizar testes em Coxilha Negra, determina ANEEL

A companhia prevê o início dos testes dos primeiros aerogeradores na primeira quinzena de fevereiro, após aprovação pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)

07 fevereiro 2024 - 12h04Por Redação SpaceMoney
Fachada EletrobrasFachada Eletrobras - Crédito: Eletrobras

A Eletrobras (ELET3)(ELET6) recebeu licença da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para iniciar testes em sete unidades geradoras da usina eólica Coxilha Negra 2. O parque, que contém três conjuntos de usinas, passou a ser responsabilidade da subsidiária CGT Eletrosul, e se encontra na cidade de Sant'Ana do Livramento (RS).

O projeto desponta como o maior de geração eólica da ex-estatal em execução, com investimento de R$ 2 bilhões.

A companhia prevê o início dos testes dos primeiros aerogeradores na primeira quinzena de fevereiro, após aprovação pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Cada aerogerador do projeto possui capacidade instalada de 4,2 megawatts (MW), e totaliza 29,4 MW.

O parque eólico Coxilha Negra possui capacidade instalada de 302,4 MW, com três conjuntos de usinas que totalizarão 72 aerogeradores: Coxilha Negra 2, Coxilha Negra 3 e Coxilha Negra 4.

Nove aerogeradores já foram montados, e os demais seguem em construção. Serão 24 unidades geradoras na usina de Coxilha Negra 2.

A energização do primeiro transformador ocorreu em 28 de janeiro, após liberação do ONS. Ao todo, já foram concretadas mais de 50 bases para receber as estruturas dos aerogeradores nos três conjuntos de usinas do parque eólico.

As informações são do jornal Valor Econômico.