sábado, 27 de abril de 2024
Ações

Dimensa fecha parceria com Nexxus para atender administradores de fundos e gestores de recursos

Acordo considera um fator crucial para o mercado financeiro atualmente: a adaptação total à nova regulamentação da CVM

27 fevereiro 2024 - 12h30Por Redação SpaceMoney
Totvs, controladora da DimensaTotvs, controladora da Dimensa - Crédito: Divulgação

No mesmo mês em que anunciou a aquisição da Quiver, empresa de software para o mercado de seguros, a Dimensa, joint venture da TOTVS (TOTS3) com a B3 (B3SA3), avança novamente em direção à expansão de seu portfólio.

A empresa, referência em tecnologia para operações financeiras, anunciou uma parceria com a Nexxus Sistemas para fortalecer sua atuação junto aos administradores e suportar o novo papel dos gestores de Fundos de Investimento, definido com a chegada da CVM 175.

O serviço agora oferecido pela Dimensa garante a gestão, automação e o controle de toda a cadeia do fundo de investimento. Tudo isso considera um fator crucial para o mercado financeiro atualmente: a adaptação total à nova regulamentação da CVM.

Isso porque, com as novas regras, o gestor passa a ter mais responsabilidade na contratação de prestadores de serviços que compõem cada fundo e, como consequência, necessita estar aderente às regras estipuladas pelos reguladores e autarquia, tais como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (ANBIMA).

Em vista essa nova responsabilidade, a colaboração entre as companhias é capaz de realizar os controles de riscos de mercado, enquadramento e liquidez para cada operação realizada pelo fundo.

Na visão do diretor executivo de Investimentos da Dimensa, Antonio Nascimento, esse ainda era um “gap tecnológico” do segmento. Ele explica que, com as mudanças rápidas trazidas pela nova regulamentação, se fez necessário a busca pela melhor solução de forma a cobrir toda a cadeia do mercado.

“Estamos para criar um ecossistema de soluções capaz de abraçar todas as fases de um fundo – desde a sua originação com a B3 até a contabilidade. A parceria com a Nexxus faz parte disso”, afirma Nascimento.
 

Novo momento da área de Investimentos da Dimensa

Além de reforçar sua atuação no ecossistema de fundos e seus prestadores de serviços, a unidade de Investimentos da Dimensa recebeu um novo time de profissionais de grande destaque no segmento de inovação para serviços financeiros.

O novo corpo executivo da área conta com a liderança de Antonio Nascimento, que trabalhou na Deloitte, Bloomberg, B3 (B3SA3) e BNP Paribas, e com o novo diretor de Produtos e Negócios, Rodrigo Galasini.

Galasini acumula passagens pela corretora de Valores Link/UBS e pelos bancos Itaú (ITUB4) e Modal.

Com o novo time, a empresa venceu um dos principais desafios vividos hoje pelo seu mercado de atuação: a adaptação à CVM 175.

Antes do prazo estabelecido pela autarquia para abril de 2024, desde dezembro de 2023, a companhia encontra-se preparada para as novas regras e já apoia os parceiros em relação às necessidades que surgem a partir disso.

“Nos meus primeiros meses, o foco foi na adequação às novas regulamentações. Agora, miramos novas parcerias e ampliação do nosso portfólio de serviços”, complementa Rodrigo Galasini.

 

As informações são de Máquina CW.