A B3 (B3SA3), a bolsa do Brasil, em parceria com Instituto Locomotiva e iO Diversidade, anunciou o lançamento do guia Mapeando a Diversidade nas Empresas – Desafios e Potencialidade do Censo Corporativo de Diversidade.
A iniciativa auxiliará empresas a realizarem o levantamento de informações sobre diversidade, equidade e inclusão em seus ambientes de trabalho, para identificar pontos fortes e os que merecem atenção.
O Censo Corporativo de Diversidade é uma pesquisa quantitativa respondida pelos colaboradores, preferencialmente por autopreenchimento, que gera indicadores numéricos e permitem às empresas produzirem indicadores referentes a Diversidade, Equidade e Inclusão.
Seus resultados devem ser desdobrados em um plano de ação focado em fomentar os pilares de DE&I na empresa, orientando a implementação dessa jornada em cada companhia.
Para as empresas de capital aberto, a produção de dados sobre representatividade também é fundamental para o cumprimento de obrigações regulatórias que visam ampliar a transparência sobre o tema.
Desde o ano passado, as companhias listadas na B3 precisam divulgar informações relativas à identidade autodeclarada de gênero, raça e/ou cor, faixa etária e outros indicadores de diversidade que considerem relevantes a respeito de seus colaboradores e dos integrantes da alta administração.
A obrigatoriedade veio com a Resolução n° 59 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que alterou o conteúdo do Formulário de Referência, um documento público apresentado anualmente pelas companhias abertas, com o objetivo de aprimorar a prestação de informações associadas à agenda ASG.
(Informações da Imprensa B3)