segunda, 27 de maio de 2024
Ações

Ações da Gafisa (GFSA3) despencam 17,33%, após CVM barrar AGE convocada pelo Esh Capital

Assembleia teria como pauta a troca da administração da companhia

18 março 2024 - 13h55Por José Chacon

As ações da Gafisa (GFSA3) operam com forte queda nesta segunda-feira (18) e o motivo? A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) declarou irregular a convocação da Assembleia-Geral Extraordinária (AGE) pelo fundo Esh Theta, que é acionista da companhia.

Por volta das 13:35, os papéis da construtora caíam 17,33% a R$ 7,85.

No dia 15 de fevereiro, o Esh Theta publicou o edital de convocação da AGE para o dia 18 de março. A assembleia teria como pauta a troca da administração da Gafisa.

Contudo, a área técnica e o colegiado de diretores da CVM entenderam que a Gafisa já havia atendido ao pleito do Esh Theta ao chamar uma assembleia para 26 de abril.

Assim, a CVM considerou a convocação do dia 18 de março irregular. O caso chegou à reguladora do mercado a pedido dos fundos Estocolmo e Ravello.

"O Colegiado, por unanimidade, acompanhando a manifestação da área técnica, deliberou pelo indeferimento do pedido de interrupção do curso do prazo de convocação da AGE da Gafisa, prevista para realizar-se em 18.03.2024, reconhecendo desde logo a irregularidade na sua convocação", diz a decisão da CVM.

Tags: Gafisa, GFSA3