sábado, 27 de abril de 2024
Notícias

Zona do Euro: PIB permanece estável anualmente, mas registra queda no terceiro trimestre

Dados finais foram divulgados por agência de estatísticas nesta quinta-feira (7)

07 dezembro 2023 - 12h40Por Redação SpaceMoney

Os dados finais divulgados pela Eurostat, agência oficial de estatísticas da União Europeia, nesta quinta-feira (7), apontaram que o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro permaneceu estável no terceiro trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior.

No entanto, em relação ao trimestre anterior, a economia registrou uma leve contração de 0,1%.

Os resultados apresentados seguem em linha com as previsões antecipadas por analistas consultados pela FactSet, confirmando a estabilidade anual, mas contrariando expectativas de um pequeno crescimento na comparação trimestral.

Revisões recentes nos dados do segundo trimestre de 2023 mostraram um aumento no PIB em termos anuais, passando de 0,5% para 0,6%, enquanto na comparação trimestral, houve uma revisão para baixo, indicando um crescimento de 0,1% em vez dos 0,2% previamente calculados.

No que diz respeito aos indicadores de consumo, durante o terceiro trimestre de 2023, as despesas de consumo final das famílias registraram um aumento de 0,3% na zona do euro e de 0,4% na União Europeia.

As exportações, por sua vez, sofreram uma redução de 1,1%, acompanhadas por uma queda de 1,2% nas importações.

Os resultados econômicos recentes sinalizam uma estabilização do PIB na zona do euro, embora tenha ocorrido uma leve contração trimestral, enquanto os números revisados do trimestre anterior mostram um crescimento anual um pouco mais robusto do que inicialmente calculado.