sábado, 20 de abril de 2024
Avaliação

Yellen diz que default da dívida enfraqueceria os EUA de forma permanente

Secretária do Tesouro dos Estados Unidos defendeu sua tese em artigo publicado no Wall Street Journal no último domingo (19)

20 setembro 2021 - 08h38Por Reuters

Por Reuters - A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, fez no domingo (19) um novo pedido ao Congresso para que aumente o teto da dívida, argumentando que um default da dívida dos Estados Unidos provocará uma crise financeira histórica.

Em artigo de opinião no Wall Street Journal, Yellen disse que a crise provocada por uma default vai agravar o dano causado pela pandemia do coronavírus, afetando os mercados e jogando a economia dos EUA em recessão ao custo de milhões de empregos e altas duradouras dos juros.

“Sairíamos da crise como um país permanentemente mais fraco”, disse Yellen, destacando que a credibilidade dos EUA tem sido uma vantagem estratégica.

Yellen não ofereceu um novo cronograma para um possível default, mas descreveu o dano econômico que cairia sobre os consumidores através de custos de empréstimos mais altos e preços de ativos mais baixos.

Ela já disse anteriormente que um default poderia ocorrer durante outubro, quanto o Tesouro esgotar suas reservas de dinheiro e a capacidade de empréstimos sob o limite da dívida de US$ 28,4 trilhões.