quinta, 25 de abril de 2024
Análise

XP eleva projeção da Selic para 6,75% no final de 2021

Corretora avalia que o BC deixou de tentar ancorar o mercado para indicar que fará o que for necessário para trazer a inflação para a meta

28 junho 2021 - 12h49Por Investing.com

Por Ana Carolina Siedschlag, da Investing.com - Os analistas da XP Investimentos elevaram a projeção para a taxa básica de juros, a Selic, no final deste ano de 6,5% para 6,75%, após o comunicado do Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom, da última semana.

Segundo eles, nos últimos meses, o cenário para a inflação ficou mais desafiador, com intensificação do choque de custos com commodities e energia e a retomada mais forte do que o esperado da demanda interna.

Assim, escrevem, em linha com esta conjuntura, o Copom endureceu o discurso, mudando o plano para um ajuste completo da política monetária e indicando que pode ir além do neutro se o balanço de riscos seguir piorando.

Os analistas enxergam que o BC deixou de tentar ancorar o mercado para indicar que fará o que for necessário para trazer a inflação para a meta.

Em contrapartida, escrevem, o fator que mais impulsionou a inflação desde o final do ano passado começou a melhorar. O preço das commodities medidas em reais, que subiram 50% entre junho de 2020 e março de 2021, recuaram 6% desde então.

Novas projeções
A XP revisou a estimativa câmbio no final do ano para R$ 4,90, de R$ 5,10 anteriormente, diante da melhora do cenário fiscal e da elevação adicional da taxa de juros.

Para o crescimento da economia, eles projetam 5,2% este ano e 2% em 2022, enquanto o resultado primário deve ficar negativo em 2,4% do PIB em 2021 e em 1,1% em 2022.