sábado, 20 de abril de 2024
Disponíveis a partir de hoje

XP Asset lança três novos ETFs sob estratégia de investimentos ESG

Os ETFs são voltados para investidores em geral e listados na B3, com investimento inicial a partir de R$ 10

16 novembro 2021 - 11h22Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Pixabay

A XP Asset, do grupo XP Inc., lança nesta terça-feira três novos ETFs voltados ao investidor comum sob a estratégia de investimentos sustentáveis ou ESG.

Listados na B3 (B3SA3), os três ETFs são: ESGE11, ESGD11, e ESGU11, que investem em empresas de diversos setores de países emergentes e desenvolvidos.

Os três novos ETFs têm investimento inicial a partir de R$ 10, taxa de administração de 0,3% ao ano, e liquidação após dois dias úteis. Além disso, os produtos têm exposição à variação cambial do dólar.

A nova tríade de ETFs oferece exposição ao desempenho de ações de empresas ao redor do mundo com melhores práticas ESG, conforme avaliado pela MSCI.

“Trata-se de uma frente ESG completa, que segue os pilares da sigla com rigor. São fundos de índices que reúnem empresas referências globais quando o assunto é sustentabilidade e que, ao mesmo tempo, são altamente competitivas, eficientes e rentáveis, materializando na prática a geração de valor do ESG para todos os stakeholders. A performance desses índices é uma maneira de concretizar a tese de que a longo prazo, ativos que integram essa visão, possuem um desempenho melhor", diz Marta Pinheiro, diretora ESG da XP.

De acordo com o comunicado, em comum aos três produtos em relação a outros benchmarks tradicionais, estão os melhores indicadores ambientais, tais como: emissão de carbono e participação da receita em business não-poluentes; os melhores indicadores de governança, tais como maior diversidades de gênero no Conselho de Administração; além da exclusão de companhias que desrespeitam princípios globais da ONU, que estejam envolvidas na produção de armas consideradas controversas, de tabaco, carvão e xisto, ou que descumpram parâmetros de sustentabilidade da OCDE.

 “Os novos ETFs aliam a missão da XP de entregar o portfólio mais completo aos clientes ao compromisso de democratizar o acesso a investimentos internacionais, alinhados às boas práticas de preceitos social, ambiental e de governança corporativa", diz Danilo Gabriel, sócio-gestor de fundos indexados da XP Asset.

Com informações de Agência Fato Relevante.

 

 

Tags: B3, esg, ETFs, OCDE, ONU, XP